You are currently viewing Ponte Serrada é castigada por volume de 89 mm de chuva em meia hora

Ponte Serrada é castigada por volume de 89 mm de chuva em meia hora

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Após enchente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e administração municipal concedem coletiva em Ponte Serrada

No início da noite de sexta-feira, dia 27, a administração municipal de Ponte Serrada, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros reuniram a imprensa para falar sobre a enchente que atingiu o município durante a tarde, além de orientar as famílias ribeirinhas sobre a chance de um volume de água ainda maior.

O prefeito Eduardo Coppini (Duda) participou da coletiva e lamentou o fato de mais uma vez o município ser castigado pelo excesso de chuva. Segundo dados da Defesa Civil, caíram 89 milímetros em questão de meia hora. “Não há o que resista a tanta quantidade assim dentro de um espaço de tempo tão pequeno. Nós investimos R$ 70 mil em um trabalho de desassoreamento do rio, com a limpeza e alargamento. Isso já ajudou bastante, mas em chuva como a de hoje é impossível”, destacou.

Acolhimento

A administração municipal disponibilizou dois locais para acolher as famílias atingidas. Um deles é o Centro de Educação Infantil Pequeno Cidadão, no Bairro Quatro Irmãos, onde há chuveiros e várias salas. Outro é o ginásio da Escola Antonio Paglia. Na creche, até o início da noite desta sexta, nenhuma família havia procurado pelo abrigo. Já o ginásio está destinado para que os moradores armazenem os móveis retirados das residências. As famílias que deixaram as moradias atingidas estão momentaneamente nas casas de parentes.

Deslizamento

Além da enchente, o risco de novos deslizamentos de terra no Morro da Antena também e iminente. Depois de uma série de problemas registrados no local em junho do ano passado, um estudo técnico alerta que volumes acima de 90 milímetros em um intervalo de 24 horas são razões para que as famílias deixem as residências sob o risco de desmoronamento. Segundo a Defesa Civil, vários moradores também já desabitaram as casas e estão temporariamente em parentes.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Ponte Serrada recebeu o auxílio de guarnições de Xanxerê e Faxinal dos Guedes durante a tarde, ajudando no socorro de várias famílias que tiveram os imóveis tomados pela água. Apesar dos danos materiais, segundo o comandante do quartel em Ponte Serrada, sargento Marcelo Metzler Gomes, nenhum dano físico foi registrado. “Nós cumprimos uma tarefa preventiva, e orientamos que as pessoas saiam dos locais de risco”, destacou.

Mais fotos: http://ponteserrada.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/341417/codMapaItem/13764

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada