Diversas ruas centrais e alguns pontos em bairros do município de Vargeão foram pegos de surpresa nesta tarde de sexta-feira por uma enxurrada de água e lamas que acabou invadindo escolas, casas, comércios e indústrias do município causando inúmeros danos materiais.
A chuva que durou aproximadamente 15 minutos alagou a Escola Kyrana Lacerda, Centro de Educação Infantil Alencar e Escola Fortunato Danielli, além de moradias, empresas e comércios como Metalúrgica Malagutti, Ervateira Nossa Senhora de Lourdes, Oteron Móveis, Posto Sabadin, The Beer Point, Salão Gente Feliz (Juvêncio), Madeireira São Pedro, Urso Lavagem e Lubrificação, Bar do de Moura, Coperdia e ainda outros pontos da Avenida 21 de abril, Rua 7 de setembro, Rua 1º de maio e Rua Santa Catarina.
Imediatamente equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos do Município, auxiliados pela Defesa Civil Municipal e posteriormente pelo Corpo de Bombeiros de Faxinal dos Guedes e Xanxerê, foram desobstruindo bocas de lobos, pontilhões e principalmente as ruas que estavam todas trancadas com muita lama a galhos.
Diversas pessoas da comunidade inclusive alunos que foram dispensados das aulas nas escolas, arregaçaram as mangas e iniciaram um processo de mutirão para limpeza da cidade. Dois caminhões da Corporação do Corpo de Bombeiros e um da Prefeitura de Vargeão faziam o processo de lavagem das ruas que foram atingidas.
O Prefeito Amarildo Paglia percorreu todos os pontos da cidade inclusive passando por pontos de difícil acesso para poder prestar auxilio as moradias e empresas atingidas. De acordo com o Prefeito, essa foi a maior enchente já registrada no município de Vargeão, “foi muito rápido, não deu tempo nem de se prevenir, quando as pessoas viram, a água já estava dentro de suas residências, do comércio, invadindo ruas, derrubando murros, arrancando calçadas, enfim, uma cena de desespero vivida pelas famílias destas ruas atingidas, mas fomos rápidos, imediatamente deslocamos nossas equipes e solicitamos apoio dos bombeiros para auxiliar a nossa gente” declarou.
O acesso João Tiecher, que recentemente foi pavimentado com asfalto, também ficou interrompido por mais de duas horas devido a grande quantidade de pedras, árvores e lama que se deslocou com a enxurrada para o centro da pista. A rodovia VGO 432 também teve dois pontos de alagamentos com passagem apenas para caminhões por cerca de uma hora. Equipes da prefeitura de Vargeão já desobstruíram o acesso, mas pedem cuidado devido à presença de lama nas laterais da rodovia.
Mais fotos:http://vargeao.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/341413/codMapaItem/13791
Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão