Participantes receberam diplomas após quatro meses de atividades
Depois de quatro meses de trabalho, dedicação e empenho, mais um grupo de agricultores concluiu o curso do Programa Empreendedor Rural em Passos Maia. Iniciadas no dia 17 de julho, as atividades foram encerradas na última semana, com a entrega de certificados e uma confraternização em Chapecó.
O projeto foi desenvolvido com uma turma de 12 alunos. Os trabalhos se estenderam por 17 encontros, com atividades oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Secretaria de Agricultura de Passos Maia e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada foram apoiadores.
“Ao finalizar este curso, contabilizamos os ganhos como novos amigos, mais conhecimento sobre a propriedade e a realidade das atividades, a ciência da importância do controle administrativo e financeiro depois de levantar o diagnóstico da propriedade e perceber a importância de saber quanto entra e quanto sai”, avaliou a diretora de Agricultura de Passos Maia, Cleusa Gabiatti.
Ela destacou o aprendizado sobre o sistema de controle das propriedades, com o desenvolvimento de um projeto de melhoramento ou de uma nova atividade, comprovando que os investimentos são viáveis. “É com satisfação que transformamos homens do campo em empreendedores rurais”, comemorou.
O curso foi concluído com cada participante entregando um projeto de planejamento sobre uma nova atividade ou a melhoria de uma atividade já existente na propriedade. Todo o trabalho foi conduzido pelo instrutor do Senar, Vanderlei Zanini. “A ideia é que eles entendam aquilo que possuem na mão. A gente comenta que essas empresas rurais podem valer muito mais do que muitas empresas que estão na área urbana”, pontuou.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia