Pela primeira vez, a gestão democrática é estabelecida no município.
Garantir que profissionais capacitados, escolhidos pela própria comunidade escolar, administrem os estabelecimentos de educação do município. Com este objetivo, o Governo de Xaxim, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, irá implantar a Gestão Democrática nas escolas. A ação, inédita em Xaxim, faz parte do Plano Municipal de Educação deste ano e estipula que os diretores serão escolhidos através de votação direta de pais, alunos com mais de 12 anos e servidores das instituições de ensino.
O Secretário de Educação e Cultura, Gildomar Michelon, explica que dentro das escolas não haverá mais cargos por indicação política. “Nós temos que pensar na educação como um todo, sem ter tanto envolvimento político partidário. Por isso, lutamos para estabelecer a gestão democrática e agora estaremos elegendo gestores preparados e com respaldo dentro das unidades escolares onde atuam. Como vamos envolver os alunos, eles vão crescer com uma visão diferente e vão estar mais conscientes em relação a eleições,” ressalta.
Cada unidade escolar formou um comitê com todos os segmentos representativos da escola – como alunos, pais e profissionais. O pleito será realizado no dia quatro de dezembro, das 7h às 19h. Ao todo, 19 Unidades Escolares realizarão as eleições. Os novos gestores eleitos assumirão as Escolas durante quatro anos. “Em cada unidade haverá uma lista com os nomes de candidatos e eleitores. Quem for votar deve estar portando um documento de identificação e os pais que tiverem filhos estudando em escolas diferentes poderão votar mais de uma vez – sendo um voto em cada unidade,” explica Gildomar.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim