Com o objetivo de pressionar o Governo do Estado de Santa Catarina para efetivar o repasse de recursos às Prefeituras, o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COMEMS), realiza uma mobilização. O presidente do Conselho, Sidnei Belle, alega que a situação da saúde e a manutenção de serviços e programas estão seriamente comprometidas.
Belle solicitou à Federação Catarinense de Municípios (FECAM), apoio e intercessão junto ao Governador para a efetivação dos repasses. Para Belle, os municípios estão em grave crise financeira. “Aumentaram as responsabilidades, em contrapartida, os recursos de Estado e União não acompanham isso. Pelo contrário, os recursos, ou diminuíram, ou estão atrasados, ou não acompanham o avanço dos serviços na mesma proporção”, comenta Belle.
De acordo com a Secretária de Saúde de Xaxim, é lamentável a falta de repasses, situação que compromete todo o trabalhado desempenhado na saúde. “É uma responsabilidade imensa fazer a gestão da secretaria de saúde. Balancear recursos e promover o atendimento de qualidade a todos. Com o atraso nos repasses, nossos serviços ficam cada vez mais comprometidos. Postos de saúde, Nasfs, entre outros setores estão defasados. Precisamos de uma resolução rápida e para isso vamos batalhar”, destaca Joseane.
No apelo feito à FECAM, o presidente relatou os atrasos referentes à estratégia de saúde da família, da assistência farmacêutica, dos CAPs, dos CEOs e aos NASFs. Manifestou preocupação também com a suspensão do incentivo mensal de R$ 0,30 per capita para consultas e exames de média e alta complexidade. No documento à FECAM, além de se buscar unir forças, o COSEMS solicita ao presidente José Caramori, intermediar uma audiência COSEMS/FECAM com o Governador Raimundo Colombo.
O COSEMS
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, COSEMS/SC, é uma entidade que representa os interesses das Secretarias Municipais de Saúde e congrega todos os Secretários Municipais de Saúde como membros-efetivos.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim