Município sediou etapa microrregional do 16º Festival Escolar Dança Catarina na noite desta segunda
Pés, braços, rostos de artistas. Corpos leves em uma performance melhor que a outra. O desempenho de cada grupo que se apresentou na etapa microrregional do 16º Festival Escolar Dança Catarina encantou a plateia, provocou aplausos e emocionou o público de centenas de pessoas acompanhando a fase sediada pelo município de Passos Maia na noite desta segunda-feira, dia 16.
A quadra do Ginásio Municipal Norino Nervis virou pista de dança para o espetáculo. Divididos entre as categorias mirim (de seis a 11 anos), infantil (de 12 a 15), juvenil (a partir de 16 anos) e aberta (de 12 a 17 anos), grupos dos municípios de Passos Maia, Vargeão, Xanxerê e Abelardo Luz mostraram que a arte não tem limites, é uma verdadeira caixinha de agradáveis e admiráveis surpresas.
O prefeito de Passos Maia, Ivandre Bocalon, deixou evidente o orgulhoso pelo município sediar a etapa. “É a primeira vez que Passos Maia sedia um evento desse porte. Isso nos enche de alegria e orgulho”. Em seguida, emendou um agradecimento à professora de coreografia do município, Vanessa Spada. “Os nossos grupos de dança já tiveram muito sucesso em apresentações por diversos municípios. Mas isso tudo acontece porque nós temos a professora Vanessa, que faz um trabalho brilhante com os nossos jovens e crianças”, reconheceu.
Promovido pela Fesporte, o Dança Catarina é considerado o maior festival de dança escolar do Brasil. A organização do evento teve o apoio da Secretaria de Educação e do Departamento Municipal de Esportes de Passos Maia, além da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Xanxerê. “Esse evento é uma premiação ao município pela sua dedicação à cultura, suas ações na educação, pela determinação e números que este setor vem apresentando”, afirmou o secretário da SDR, Ivan Marques.
Quem também acompanhou as apresentações foi a coordenadora estadual do Dança Catarina, Mapi Cravo. Após agradecer aos organizadores e artistas, disse que, apesar de haver uma classificação, todos os grupos são vitoriosos. “Não existe um primeiro, nem um segundo e nem um terceiro lugar, existe superação. Todos vocês, pequenos bailarinos e grandes coreógrafos, são vencedores”.
As apresentações aconteceram nas modalidades dança livre, popular e folclórica e de salão, com os primeiros colocados garantindo vaga para a fase regional nos dias 25 e 26 deste mês em Campo Erê.
Classificação:
Categoria mirim – livre
1º Escola Agrotécnica Irineu Bornhausen (Abelardo Luz)
2º Escola Fortunato Danieli (Vargeão)
3º Escola Luiz Coradi (Xanxerê)
Categoria infantil – livre
1º Escola Agrotécnica Irineu Bornhausen (Abelardo Luz)
2º Escola Professora Corália Gevaerd Olinger (Passos Maia)
Categoria aberta – livre
1º Escola Kyrana Lacerda (Vargeão)
2º Escola Professora Corália Gevaerd Olinger (Passos Maia)
Categoria infantil – danças populares e folclóricas
1º Escola Kyrana Lacerda (Vargeão)
2º Escola Professora Corália Gevaerd Olinger (Passos Maia)
Categoria juvenil – dança de salão
1º Escola Professora Corália Gevaerd Olinger (Passos Maia)
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia