Evento ao longo desta quinta apresentou trabalhos realizados por todas as turmas
Teatros, declamações e dramatizações. Maquetes, apresentações musicais, exposição de projetos e até um banquete literário foram resultados de um ano inteiro de trabalho. O Dia Cultural da Escola Dom Vital reuniu a produção de alunos desde o primeiro ano do ensino fundamental até estudantes do magistério.
A visitação na unidade estadual de ensino de Ponte Serrada ocorreu ao longo da manhã, tarde e noite desta quinta-feira, dia 12. Foram 12 salas preparadas para as apresentações e exposições dos trabalhos. O planejamento foi iniciado ainda em fevereiro. “Foi tudo pensado com antecedência para nesse dia expor para a comunidade”, destacou a diretora Nadia Poletto.
Apresentações simultâneas de teatro, dramatização e números musicais ocorreram em salas diferentes. “A gente procurou fazer várias apresentações ao mesmo tempo, com cada pessoa escolhendo o que mais se identifica, o que mais gosta, se prefere poesia, música, dança, teatro, cultura, literatura, enfim”.
Inclusive a história de Ponte Serrada foi contada em um dos teatros. Projetos como o “Consumo consciente” ainda expôs produtos e até comercializou peças de sabão feitas com a reutilização do óleo. “É um projeto desenvolvido no decorrer do ano pelos professores e alunos da escola”, disse Nadia.
Destaque também foi o “Banquete literário”, que ofereceu um verdadeiro menu de livros. “A escola tem um projeto muito focado na leitura. O bom leitor é bom em tudo, ele tem oralidade, uma boa escrita, um bom conhecimento. Então a gente tentou despertar isso na comunidade através do banquete literário”, explicou a diretora.
Integração não faltou durante o dia, com alunos de creches e outras escolas visitando a exposição. “O objetivo é esse mesmo, fazer com que as outras escolas vejam o trabalho que o Dom Vital faz, socializando o conhecimento. Temos que parabenizar os nossos alunos pelo envolvimento. Eles estão de parabéns juntamente com todos os professores e a equipe da escola”, concluiu.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada