Esta segunda etapa foi realizada no período de setembro a novembro, com o tema: “Ervas Medicinais”, Técnica de Enfermagem com experiência em ervas fitoterápica e o SESAI, Sirley de Oliveira,
Esta reunião consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS.
Os fitoterápicos têm vantagens em relação aos sintéticos, por apresentarem múltiplos fito complexos que apresentam atividades sinérgicas, onde os mesmos atuam em vários alvos terapêuticos de modo a controlar uma doença que é multifatorial e complexa, oferecendo, assim, vantagens tanto do ponto de vista terapêutico quanto de efeitos secundários.
“Estas reuniões estão trazendo para a comunidade uma base científica sólida sobre a importância dos fitoterápicos para a saúde do cidadão. E reforça a importância do desenvolvimento de fármacos com base no princípio ativo das plantas como alternativa interessante para diversas terapias”, afirmou a 1ª Dama de Entre Rios, Sra. Sirley de Oliveira.
O objetivo destas reuniões é o de resgatar o conhecimento de nossos antepassados e relembrar nossos conhecimentos sobre o uso das plantas medicinais, além do uso correto destas plantas e, claro, proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos nossos cidadãos. Cultivar, identificar e utilizar as plantas medicinais corretamente para alcançar os benefícios, não podemos perder este valioso conhecimento que é muito relevante na garantia e na manutenção da saúde.” , Concluiu o Prefeito de Entre Rios, João Maria Roque.
Robson Schwartz – Ascom Entre Rios