You are currently viewing ESFs de Xaxim contam com dias específicos para atender homens na campanha Novembro Azul

ESFs de Xaxim contam com dias específicos para atender homens na campanha Novembro Azul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Programação organizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, oportuniza atendimento médico, odontológico e atualização da carteira de vacinação.

Garantir saúde de qualidade aos homens. Com esse objetivo, neste mês de novembro, as Estratégias de Saúdes da Família (ESFs), possuem dias específicos para atendimento exclusivo aos homens. A ação faz parte da programação do Novembro Azul. Nesta terça-feira (10), pela manhã o ESF do Bairro Guarany esteve prestando atendimento para pacientes que realizaram agendamentos. A procura dos homens tem sido positiva na unidade, que já atendeu cerca de 50 xaxinenses desde o início do mês.

Conforme a Enfermeira Coordenadora da ESF Guarany, Sediane Giachini Guollo, o trabalho do Novembro Azul começou com a divulgação através das Agentes Comunitárias de Saúde, que informaram da ação nas casas. “Temos também a reunião do Conselho Local de Saúde, que conta com a participação da comunidade, onde divulgamos esse atendimento especial. Nas terças, encaminhamos os pacientes para consultas com o médico e exames. A demanda está sendo grande. Estamos atendendo nas terças de manhã e quintas de tarde, especificamente para os exames dos homens,” explica Sediane.

A Enfermeira destaca que assim que os homens tem o resultado, ligam na unidade para agendar com o médico, que faz o exame do toque. Na consulta também apresentam o exame de sangue e o médico verifica a necessidade de encaminhamentos para outros procedimentos. Na consulta ainda é verificada a carteira de vacina e os homens recebem orientações da dentista. “Não é só o Novembro Azul que os homens precisam se cuidar. Alertamos que quem não conseguir, por um motivo ou outro, comparecer neste mês de novembro, que não deixe de ser atendido pela equipe da unidade de saúde. Mesmo que venha em outra época, a pessoa vai passar pelo doutor da mesma forma. A partir dos 40 anos, já são necessários todos os exames. Contamos com a participação dos homens”, ressalta Sediane. 

Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim