You are currently viewing Proposta da Base Nacional Curricular é tema de debate em Abelardo Luz

Proposta da Base Nacional Curricular é tema de debate em Abelardo Luz

Os professores da Rede Pública Municipal de Ensino estiveram reunidos nesta terça-feira (3) para debater a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNC), que deverá nortear o ensino básico no país. Até o dia 25 de novembro o Ministério da Educação (MEC) estará recebendo as contribuições regionais para a construção do documento final que será entregue até abril ao Conselho Nacional de Educação.

Segundo o documento preliminar, a BNC terá 60% dos conteúdos a serem aprendidos na educação básica do ensino público e do privado, e os 40% restantes serão determinados regionalmente, com abordagem que valorize peculiaridades locais e também que considere escolhas de cada sistema educacional sobre as experiências e conhecimentos a serem oferecidos aos estudantes ao longo do processo de escolarização.

A secretária de Educação, Iraci Chiquelero, lembra que a construção de uma base nacional comum de ensino está prevista no Plano Nacional de Educação, sancionado 2014. O documento reúne direitos e objetivos de aprendizagem relacionados a quatro áreas do conhecimento — ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática — e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação básica. “Pela importância desse documento no norteamento das nossas atividades precisamos debater e participar desse processo democrático que vai contribuir para o desenvolvimento com qualidade da nossa educação”, afirma.

Luciane Bosenbecker – Ascom Abelardo Luz