Novembro Azul reforça luta contra câncer de próstata em Passos Maia

Homens acima dos 40 anos devem procurar unidade central de saúde para realização de exames

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, aponta o Instituto Nacional do Câncer (Inca). E é justamente para mexer com esse dado que o movimento Novembro Azul foi criado. Depois do Outubro Rosa, agora é a vez dos homens conscientizarem sobre os perigos da doença.

Em Passos Maia a população masculina já pode procurar a unidade central de saúde para agendar os exames. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, em 2015 a campanha será um pouco diferente, sem palestra, mas com um reforço sobre a importância da prevenção através dos meios de comunicação.

Os homens acima de 40 anos podem buscar atendimento de segunda à sexta, dentro do horário habitual de funcionamento do Posto de Saúde, entre manhã e tarde. O recado é o mesmo para os moradores da cidade e interior do município, com ambos devendo fazer o agendamento dos exames na unidade central.

O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17 de novembro. O Inca aponta que a doença é o sexto câncer mais comum no mundo. Só neste ano estima-se que 60.180 novos casos sejam diagnosticados.

A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível os exames específicos indicados pelo médico.

O diagnóstico precoce é a arma mais importante. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas. Ainda de acordo com o Inca, no Brasil a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia