Executivo Municipal luta junto às autoridades federais e estaduais para que a população não fique desassistida. Transformar o hospital particular em uma entidade filantrópica, pode ser uma alternativa.
O único hospital do município – Hospital Frei Bruno (HFB) – é particular. Da mesma forma como uma empresa privada, é administrado por empresários que mantêm funcionários, serviços e tem autonomia por decidir sobre a manutenção ou não dos trabalhos ofertados. Através de convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) e ainda com um repasse financeiro mensal da Prefeitura de Xaxim, o HFB presta o serviço de Pronto Atendimento, com serviços de urgência e emergência para a população xaxinense, atendendo também moradores de Lajeado Grande e Marema. No entanto, devido à tabela defasada do SUS (com relação aos valores pagos por consultas, cirurgias, internações e demais procedimentos), a direção vêm enfrentando dificuldades para manter o funcionamento do hospital. Para evitar qualquer situação que prejudique o atendimento à saúde da comunidade, o Executivo Municipal tem se empenhado junto ao Governo Federal e Estadual, na busca de alternativas.
Na última semana, o Vice-Prefeito de Xaxim, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes, juntamente com a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, estiveram em Florianópolis. Em reunião com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, discutiram com Dulce Maria Brandão de Castro Quevedo, a situação do hospital. “Protocolamos uma solicitação de apoio para manutenção dos serviços prestados pelo SUS no Hospital Frei Bruno. Atualmente, pela condição do hospital, sendo este uma entidade privada, é impossível haver o repasse de recursos públicos, sejam do Estado ou da União, para custeio da manutenção, de melhorias na estrutura ou aquisição de equipamentos. Por isso, estamos lutando para que o HFB conquiste o título de entidade filantrópica. Desta maneira, seria apto a receber recursos extras. Intermediar, agilizar esse processo. Esses têm sido nossos objetivos de idas, tanto a Brasília quanto a Florianópolis, e do nosso Prefeito Idacir Antonio Orso,” revelou Dr. Diniz.
Joseane Sampaio, Secretária de Saúde de Xaxim, explica que o município foi informado oficialmente pela direção do HFB de que não há mais interesse em ser conveniado com SUS. “Em ofício também fomos informados de que não há intenção em manter o convênio com o município, ou seja, manter o Pronto Atendimento em funcionamento. A situação não é nova, tanto que desde o início dessa Gestão, estamos preocupados e frequentemente discutindo o assunto com a direção do hospital. Entendemos que por ser privado, os empresários são soberanos na decisão e tem total direito de decidir sobre a manutenção ou não do convênio com o SUS. Caso o convênio não se mantiver, o município não medirá esforços para manter os serviços ofertados ao cidadão,” garante Joseane.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim