You are currently viewing Projetos de professoras de Passos Maia são premiados em concurso interestadual

Projetos de professoras de Passos Maia são premiados em concurso interestadual

Trabalhos inscritos no 5º Prêmio Ação Destaque 2015 conquistam primeiro e segundo lugar

Duas ideias implantadas por professoras da Secretaria de Educação de Passos Maia chegaram ao topo em um concurso interestadual disputado por centenas de projetos. O 5º Prêmio Ação Destaque 2015, promovido pelo Sistema Educacional Família e Escola (Sefe) de Curitiba (PR), foi liderado pelas professoras Angela Maria Rodrigues e Elisete Aparecida de Almeida Ofrázio na última semana.

Angela conquistou a categoria de trabalhos com alunos entre o sexto e nono ano do ensino fundamental, com o projeto “A rádio na cultura da escola”, desenvolvido entre estudantes do oitavo ano da Escola Nossa Senhora Aparecida na disciplina de artes. Elisete foi a segunda colocada na mesma categoria ao apresentar o projeto “Paz na escola e comidas tipicamente americanas: Uma receita maravilhosa!”, realizado na disciplina de inglês com alunos também da escola do Assentamento Zumbi dos Palmares.

O concurso teve ao todo 296 projetos inscritos de vários estados do Brasil, com 27 classificados para a final em nove categorias. Cada primeiro lugar, além de troféu, recebeu uma premiação de R$ 2 mil. Os segundos e terceiros colocados também ganharam troféus e R$ 1 mil como prêmios.

“Para mim foi um momento mágico, que mostrou que nós temos potencial se acreditarmos. Nós podemos fazer acontecer, e os alunos acreditaram, se engajaram. A escola toda caminhou junto rumo a esse prêmio”, reconheceu Elisete.

“Foi uma experiência única. Em todo esse tempo que estou em sala de aula, uns dez anos, nunca tinha acontecido isso. O momento foi especial, mostrando que tudo é possível. O prêmio veio a contribuir para que eu pudesse ter mais experiência e valorizar cada vez mais as minhas aulas de artes”, disse Angela.

Os projetos

Premiado com o primeiro lugar, o projeto “A rádio na cultura da escola” despertou novas habilidades nos estudantes, que venceram barreiras da expressão oral diante do público. Batizada de “100% você”, a rádio escolar foi conduzida por dois grupos de alunos. Eles recebiam e atendiam pedidos de músicas, informavam e davam recados durante a programação. “Os alunos da nossa escola são muito tímidos, então a gente fez esse projeto para eles se soltarem. O desenvolvimento evoluiu muito em sala de aula. Eles estão mais dinâmicos e perderam aquele medo de falar em público”, comemorou a professora Angela.

Coordenadora do projeto “Paz na escola e comidas tipicamente americanas: Uma receita maravilhosa!”, Elisete explicou que além de reforçar o aprendizado dos estudantes, a ideia nasceu do desejo de envolver mais os pais nas tarefas dos filhos na escola. Eles acompanharam boa parte das atividades, inclusive participando da elaboração de dez receitas mostradas em um evento de apresentação do projeto. “Dentro do projeto foi feito ainda um caderno de receitas para os familiares levarem para casa. Houve a customização de camisetas e aventais. A escola toda ajudou. Todos se envolveram, comprovando que o trabalho em equipe dá certo”, elogiou a professora.

Concurso

O Prêmio Ação Destaque é proposto pelo Sefe e visa incentivar, identificar, valorizar, divulgar e promover o compartilhamento de experiências educativas de qualidade, planejadas e desenvolvidas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e equipes de ensino das secretarias municipais de educação de diversas regiões brasileiras. Os trabalhos surgiram a partir da utilização de recursos que compõem o Sefe, material de ensino implantado na rede municipal em 2015 pela administração de Passos Maia.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia