Período de matrículas ocorreu em três etapas para atender a demanda
Crianças de quatro meses até quatro anos incompletos têm vagas garantidas nos Centros de Educação Infantis Municipais (Ceims) de Xaxim. O município atinge, neste ano, cem por cento da demanda de matrículas. A ação do Governo Municipal garantiu o fim das filas de espera e assegurou vagas para 2016. O Governo também realizou três etapas de matrículas para toda a rede municipal e alcançou um índice satisfatório sem transtornos, com adequação dos xaxinenses ao novo critério de zoneamento.
Conforme o Secretário da Educação e Cultura de Xaxim, Gildomar Michelon, a primeira etapa foi a de rematrícula, que objetivou garantir a vaga de quem já estudava em determinada instituição de ensino municipal. Após essa etapa foram realizadas as matrículas nas Escolas e Ceims a partir de um critério de zoneamento traçado pelo Arquiteto da Prefeitura, Juliano Cacciatori, em parceria com o Setor de Engenharia. Dentro desse critério, foram divididas as áreas da cidade para poder saber qual a instituição de ensino mais próxima da residência de cada xaxinense, assim a vaga estaria garantida nesse local. A terceira etapa foi de abertura de vagas para quem que não conseguiu em uma das etapas anteriores.
Gildomar avaliou que o processo ocorreu dentro da normalidade e atendeu ao planejamento efetuado pelos profissionais da Secretaria. “É um fato muito grandioso para Xaxim. Atingir cem por cento da demanda principalmente nos Ceims em um município do porte de Xaxim é uma conquista, principalmente se comparado com outros municípios do estado. A grande maioria tem uma demanda muito grande com filas de espera. Aqui zeramos as filas de espera com essa organização diferenciada”, afirma Gildomar.
O Secretário aponta ainda que as matrículas continuam o ano todo quando famílias mudam-se dentro do município ou também em casos de famílias que vem de outros municípios. Nesses casos, a vaga está garantida no Ceim ou escola mais próxima de onde a fa mília morar. O horário de atendimento dos Ceims continua das 7h15 às 18h30.
Obrigatoriedade
Gildomar aponta também a obrigatoriedade de matrícula no Infantil IV para crianças que completam quatro anos até 31 de março de 2016. A obrigatoriedade é dispensada até o Infantil III, porém a partir dessa idade é necessário estar no Ceim. A orientação é que os pais procurem o Ceim mais próximo para garantir a vaga.
Plantão Ceims
Neste ano todos os nove Centros de Educação Infantis Municipais (Ceims) estarão em funcionamento no recesso escolar de dezembro a fevereiro. O Secretário pede aos pais atenção para o período de cadastro para as férias, já que a partir desse número de crianças é possível saber o número correto de contratação de profissionais para esse período.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim