Duda se reuniu com lideranças do governo em viagens às capitais federal e estadual
Diversos setores do governo foram visitados pelo prefeito de Ponte Serrada, Eduardo Coppini (Duda), em viagens a Brasília e Florianópolis nos últimos dias. Assuntos ligados a várias áreas do município foram tratados por ele com lideranças políticas das esferas estadual e nacional.
Em Brasília e Florianópolis Duda se reuniu com representantes do Incra para falar sobre o processo de entrega definitiva de escrituras dos imóveis de famílias da comunidade 25 de Maio. “A boa notícia é que há uma lei já aprovada para a questão da doação dos imóveis. Quando nós procuramos o Incra ainda em 2013, o custo era muito alto, se tornava inviável. Agora, com a aprovação da lei, só está faltando a regulamentação, com o procedimento de doação tendo início”, informou.
“Estivemos também no Ministério das Cidades para cobrar a liberação de recursos para a construção de imóveis às pessoas atingidas pelo deslizamento no Morro da Antena”, relatou o prefeito. Segundo ele, o processo segue em andamento. O município já encaminhou toda a documentação do desastre natural, inclusive projetos de prédios para a construção de 48 apartamentos populares. “Agora conseguimos movimentar novamente o processo e já estamos encaminhando uma nova documentação para atender aquelas pessoas atingidas pelo desmoronamento”, disse Duda.
Na capital federal o prefeito ainda esteve com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, solicitando que não ocorra o desvio da BR-282 em Ponte Serrada. “Tem uma diretiva para efetuar desvios dos centros urbanos para evitar congestionamentos e acidentes. Explicamos que essa logística pode trazer prejuízos ao município, em razão do grande número de pessoas que passam pela rodovia”, argumentou durante a reunião, recebendo a garantia de que o desvio não deverá acontecer.
Educação
O prefeito também aproveitou a ida a Brasília para se reunir com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar, e renovar o pedido de construção de uma nova creche para a Vila Pouso dos Tropeiros (CTG). Diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo governo federal por conta da crise no país, uma reforma com ampliação da atual instituição de ensino é alternativa para o local.
Hospital Municipal
Em Florianópolis foi encaminhado um relatório detalhado para a Secretaria de Saúde sobre o valor total da contrapartida do Hospital Municipal, que gira em torno de R$ 2,6 milhões com as correções e atualizações. “O secretário da Casa Civil, Nelson Antônio Serpa, que encaminhou o caso com o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, nos deu um ok quanto à liberação para isentar a contrapartida e a obra andar o mais rápido para ser concluída. Paralelo a isso, já estamos entrando em contato com interessados em assumir o andamento das atividades no local”, informou Duda.
Sede do Creas
Uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social serviu para o prefeito ajustar o andamento da construção da sede própria do Creas em Ponte Serrada. O encontro em Florianópolis, segundo Duda, confirmou que a obra deve ser retomada logo após o aditivo de correção de valores junto à empresa contratada para a execução.
Emendas parlamentares
Nas duas viagens o prefeito ainda visitou parlamentares em busca da liberação de recursos. “A resposta de todos é que há uma dificuldade porque todos os municípios estão solicitando recursos, o que dificulta um pouco uma garantia de repasses. Mas felizmente obtivemos o comprometimento de alguns deputados, que assim que liberados recursos de emendas por parte do governo, estarão repassando ao município de Ponte Serrada para que a gente consiga dar andamento às ações públicas”, afirmou Duda, que entre outras autoridades, esteve em contato com o senador Dalírio Beber e o deputado federal Marco Tebaldi.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada