Cerimonia oficial de abertura da área para visitação pública será realizada no próximo domingo
O aniversário de dez anos de criação do Parque Nacional das Araucárias (PNA) foi comemorado nesta segunda-feira, dia 19, em uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Passos Maia. O prefeito Ivandre Bocalon (Evandro) e o chefe do PNA, Juliano Rodrigues Oliveira, participaram da cerimônia, que também teve a presença dos nove vereadores e outras lideranças do município.
A data de aniversário dos dez anos do PNA vai se transformar em um marco para a unidade de preservação, localizada entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia. No próximo domingo, dia 25, a área será oficialmente aberta para a visitação pública. A solenidade vai acontecer no início da tarde na comunidade Rio do Poço.
O chefe do parque explica que uma trilha já está elaborada para a visitação das primeiras pessoas. “A princípio é uma trilha única, mas, logo em seguida vamos ter uma trilha a mais para grupos menores. O planejamento para o ano que vem é abrir mais algumas trilhas em outros locais, já fora dessa área”.
Segundo Juliano, os visitantes que acompanharem a solenidade no domingo vão passear por uma trilha de aproximadamente 700 metros de extensão. “A gente vai poder visualizar árvores nativas da região e alguns animais, especialmente aves. Para isso, vamos colocar alguns guias, monitores de trilha, que vão acompanhar os visitantes. É aberto ao público, não tem custo e não precisa agendar, é só comparecer”, informa.
O início
Durante a sessão comemorativa desta segunda, o prefeito de Passos Maia lembrou que também administrava o município quando o parque foi instituído. “Nós estávamos no final do nosso primeiro mandato, e no início a criação assustou muito as pessoas, tivemos até mobilizações de servidores de empresas da região preocupadas até em perder os seus empregos. Foi um momento de muita tensão”, recordou.
“Mas aos poucos a população foi sentindo os benefícios, e hoje estamos entendendo que esta é uma grande oportunidade, é um grande diferencial, senão nós seríamos apenas mais um município produtor de leite e grãos. Esta é uma grande oportunidade para Passos Maia e Ponte Serrada fazerem a diferença, serem reconhecidas internacionalmente como sede de uma grande reserva ecológica no nosso país”, considerou Evandro.
Consciência
A família de Edmir de Campos Guimarães é dona de cerca de quarto mil dos 12.841 hectares de terras que fazem parte do Parque Nacional das Araucárias. Na cerimonia desta segunda ele falou sobre a época em que a unidade foi criada, mas foi ainda mais longe para explicar por que é um dos proprietários de terras que sempre apoiou a iniciativa de preservação da área.
“Moro há cerca de 40 anos em Ponte Serrada e já tive muitos atritos com madeireiros que queriam extrair na Fazenda Ameixeira. Na década de 90 lembro da invasão de cerca de 800 famílias de trabalhadores sem terra. Eu ofereci na época uma outra fazenda minha para preservar a Ameixeira”, contou Guimarães, relatando em seguida que a área hoje é ocupada por árvores como imbuias que podem ser milenares pelo tamanho de até três metros de diâmetro, além de pinheiro araucária e outras riquezas naturais. “Graças a uma negociação feita na época”, comemorou o fazendeiro.
Evento no domingo
A solenidade oficial de abertura do parque para a visitação pública está prevista para iniciar às 13 horas de domingo, dia 25, na comunidade Rio do Poço. O local do evento fica a 14 quilômetros da cidade de Passos Maia. Os trechos pelo município e também pelo interior de Ponte Serrada estarão sinalizados durante o dia para facilitar a chegada dos motoristas. A entrada é aberta a todos e não há necessidade de agendamento.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia