Durante essa quarta-feira (14), mais de 100 xaxinenses mudaram a rotina e saíram de casa com um único objetivo: doar sangue. A ação foi realizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), de Chapecó. A programação foi realizada na Unopar, que disponibiliza o espaço físico para a ação. A iniciativa visa manter os estoques de sangue abastecidos no Hemosc.
A Diretora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde do município, Vera Lúcia de Siqueira, juntamente com a equipe da Secretaria e com o apoio da Unopar, levantou nomes de doadores ativos e organizou cadastros para a doação. Durante o dia, os doadores passaram por uma recepção para cadastro, depois por uma sala onde foi verificada a pressão arterial e peso. Logo em seguida, enfermeiras realizaram uma entrevista e liberaram para doação. Após a coleta de sangue, o doador foi encaminhado para um lanche. A doação de cada pessoa foi de aproximadamente 450 mililitros de sangue.
A Diretora Vera também aponta os benefícios que esta ação proporciona. “Uma bolsa de sangue que é doada pode salvar até três vidas. Temos essa parceria com o Hemosc, onde são realizadas duas coletas por ano para doadores ativos. Em Xaxim, temos uma média de 800 doadores, mas poucos são assíduos. Por isso quero convidar a todos para que se cadastrem e façam a doação. É uma atitude simples, mas que pode salvar muitas vidas,” salienta.
Quem nunca doou sangue e deseja ser doador, pode se ir diretamente ao Hemosc, em Chapecó, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 7h. Para se tornar um doador, a pessoa deve ser maior de idade; ou ter entre 16 e 17 anos e estar acompanhado dos pais ou responsáveis; pesar mais de 50 quilos e não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Os interessados também podem entrar em contato com Secretaria da Saúde através do telefone (49) 3353-1263 e agendar um horário para a doação. A Secretaria organiza a lista de interessados e através da Prefeitura disponibiliza transporte gratuito até o Hemosc.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim