Fazendo parte da programação de encerramento das atividades com os 45 clubes de mães de Xanxerê, a Secretaria de Assistência Social realizou na tarde desta quarta-feira (07), palestra com o tema “Erradicação do Trabalho Infantil – Essencial aos Direitos Humanos.
As mães tiveram a oportunidade de ouvir e tirar dúvidas com o oficial da Infância e Adolescência do município, Fernando Horostecki. “As mães são nossas grandes aliadas nessa batalha da erradicação do trabalho infantil”, destacou.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último levantamento realizado em 2011, no Brasil havia 3,6 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. Em todos os casos, o trabalho infanto-juvenil está relacionado com pobreza, desigualdade social, analfabetismo (ou baixa escolaridade) e a cultura da exploração.
Para Horostecki, a lei do estatuto da criança e do adolescente precisa ser compreendida pela sociedade brasileira. “Muitas pessoas ainda acreditam que jovens adolescentes precisam trabalhar, porque elas, ainda, não têm a compreensão do porque a lei existe. Todas as leis têm fundamento e infelizmente nós temos a cultura de não respeitarmos alei”, concluiu.
Na quinta-feira (08) a mobilização acontece com entidades, Gerência de Educação e Secretaria Municipal de Educação, a partir 14h no auditório da prefeitura.
Ciro Bohn – Ascom XanxerÊ