Secretaria de Saúde atende atualmente cerca de 60 grávidas no município
O bom trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Ponte Serrada com as gestantes do município foi demonstrado em números através do último relatório emitido pelo Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, indicando que das nove grávidas que deram à luz no período de 1º a 30 de agosto, todas realizaram os exames pré-natais.
A secretária de Saúde Ana Paula Lorenzet explica que exames de sífilis, HIV e hepatites B e C são obrigatórios ao município e cobrados pelo Ministério da Saúde. “Os exames estão em um protocolo do pré-natal, e todos foram realizados pelas gestantes de Ponte Serrada no último período”, ressalta.
O município atende atualmente cerca de 60 grávidas. Ana explica que o trabalho é constante e ininterrupto. As consultas são realizadas todas as quintas-feiras pelo ginecologista Flavio Filappi. “No dia da consulta também acontece uma palestra sempre com um profissional diferente abordando assuntos da gestação”, aponta a secretária.
O pré-natal é o acompanhamento médico durante todo o período de gravidez. O principal objetivo é manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. O conselho é que as futuras mamães procurem a Secretaria de Saúde para começar a fazer o pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada, no máximo antes dos três primeiros meses de gestação.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada