No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data foi estabelecida a partir da Lei 11.433/2006, de 28 de dezembro de 2006.
No município de Lajeado Grande, uma grande festa, promovida pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, foi realizada para comemorar a data.
A programação do dia teve início com uma missa celebrada em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, seguido de um almoço realizado no Centro Comunitário. No início da tarde foi realizada uma palestra show com Dovaldo Palmório, que teve como tema “Sou idoso, e agora?”. Para animar as atividades do dia, os idosos participaram de uma tarde dançante onde foi servido um coquetel de sorvetes.
Segundo a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Linete Girotto, 10% da população local está acima dos 60 anos de idade e merece uma atenção especial. “Nós realizamos um estudo e identificamos que 10% da nossa população é composta de pessoas idosas e que aproximadamente 50% deste número não participava das atividades oferecidas pela secretaria. Nós trabalhamos para resgatar essa parcela da população que estava vivendo um processo de isolamento social, correndo sérios riscos.”
O prefeito Valmir Locatelli destacou a importância das atividades do dia do idoso. “A legislação só considera idoso a partir dos 60 anos, e nós sabemos que a expectativa de vida do ser humano vem aumentando cada vez mais, os avanços tecnológicos e de saúde nos permite viver mais. Mas esse tempo tem que ter qualidade, por isso, no dia do idoso, além de homenagear as pessoas mais velhas, mais experientes, também precisamos conscientizar as pessoas sobre atitudes que devemos ter com os idosos, temos que refletir sobre as necessidades dos idosos e formular políticas públicas para essa população, mas principalmente permitir que os idosos tenham acesso aos seus direitos e consigam envelhecer com segurança e dignidade.”
VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande