Investimento de mais de R$ 20 milhões é custeado pelo Governo Federal através da Funasa
O maior investimento em saúde da história do município. Assim são consideradas as obras de saneamento básico que iniciaram em novembro do ano passado e chegaram ao centro da cidade. Preocupado com possíveis transtornos aos lojistas e empresários, o Governo de Xaxim, firmou um acordo com a empresa que executa a obras. As valas abertas para a colocação da tubulação devem ser fechadas no mesmo dia ou no seguinte, evitando o mínimo de prejuízos para a população.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim (Aciax) apoiam o projeto. A Diretoria de ambas as entidades sugeriu que a empresa responsável pelas obras de saneamento, execute os trabalhos nas principais ruas do centro, o mais breve possível. A intenção é evitar a movimentação do final de ano e também os períodos de início de mês e sábados D.
O Projeto
Na primeira fase serão investidos R$ 11 milhões, que abrangem uma rede coletora, ligação de 1.349 domicílios; e estação elevatória do esgoto para suprimir o desnível geográfico do solo e levar o esgoto até a estação de tratamento. A estação de tratamento será construída na antiga fábrica de tubos. O projeto também abrange a estrutura da implantação da tubulação e refazer o que foi danificado, como calçadas e ajardinamento. Já foram instalados pontos de ligações em mais de 400 residências totalizando mais de oito mil metros. As obras contemplaram ruas do centro; parte do Bairro Guarany; e parte do Bairro Dr. Ari Lunardi.
O Secretário de Administração, Rodrigo Moras, destaca a importância do saneamento básico para a melhoria na qualidade de vida da população. “As obras de saneamento visam promover avanços ambientais e sanitários, além dar uma rápida e sensível melhoria na saúde e condições de vida das pessoas. O esgoto é o grande vilão das cidades brasileiras. Sabemos que os grandes índices de doenças estão ligados diretamente ao não tratamento do esgoto. A estimativa, é que a cada um real que deixamos de investir no tratamento do esgoto, são cinco reais que temos que investir no tratamento das doenças. Este é um passo muito importante para a saúde do município”, destacou Rodrigo.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim