O Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), juntamente com a Secretaria de Assistência Social e o Governo Municipal de São Domingos, realizaram na quinta-feira (24) um pedágio informativo sobre o combate à violência e à exploração sexual infantojuvenil.
Para a presidente do CMDCA, Rosi Scheffer, o objetivo do pedágio é informar e conscientizar a população são-dominguense sobre a necessidade de combater a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o território nacional. “A exploração sexual infantojuvenil é uma das violências mais graves sofridas por crianças e adolescentes, e que deixa marcas para a vida toda, por isso é preciso que todos se conscientizem sobre a necessidade de denunciar sempre que houver a suspeita de que os direitos destas crianças e adolescentes estão sendo violados”, explica.
O dia 24 de setembro foi instituto pelo estado de Santa Catarina, através do Decreto Lei nº 3.644, como Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil, com o objetivo de coibir as ocorrências e estimular mais denúncias, o que permitirá o atendimento às vítimas e a responsabilização dos criminosos. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, tanto pelo Disque 100 como também no Conselho Tutelar de São Domingos, ou na Delegacia de Polícia.
Keli Camiloti – Ascom São Domingos