Os alunos da Escola Municipal Professora Irmã Blandina Sisz e Escola Estadual Professora Antonia Gasino de Freitas, do município de Lajeado Grande, participaram de uma atividade diferente nesta quarta-feira (23), quando assistiram a uma palestra show sobre os direitos e deveres das crianças.
E evento, que foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, faz parte das ações alusivas ao Dia Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A palestra, realizada pelo psicólogo Elizandro Pagani, além da discussão dos assuntos pertinentes aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, trabalhou com muita música e brincadeiras.
Segundo o psicólogo, o trabalho tem como objetivo criar nas crianças uma percepção sobre seus direitos e deveres, com base no Estatuto da Criança e do Adolescentes. “A ideia é a gente elencar a respeito dos direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescentes, mas também enfatizar os deveres, aquilo que não precisa estar escrito mas que é necessário que a criança saiba que é dever deles, no que diz respeito a educação, a cuidar da própria vida. A ideia é mexer com eles, não fazendo apenas algo informativo. Eu utilizo o violão, a gaita, procurando motivar, prender a atenção e motivar as crianças a pensar.”
A secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Linete Girotto, enfatizou as ações do Dia de Combate a Violência e Exploração Sexual das Crianças. “Estamos fazendo essa parceria com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente para alertar as crianças sobre os cuidados que precisam ter, mas também sobre seus direitos e deveres. Essa palestra, com um especialista, é uma forma de falarmos a linguagem das crianças e levar a elas uma mensagem de forma positiva sobre o assunto que, infelizmente, está tão presente nas vidas dos brasileiros: a violência contra a criança.”
O secretário municipal de Educação, Davi Carlos Smieski, falou da importância da prevenção. “Nós trabalhamos o tema o ano todo, mas em datas especiais fazemos algumas ações especiais. Durante todo o ano trabalhamos em parceria com o Conselho Tutelar, a secretaria de Assistência Social, sempre com a preocupação de prevenir os maus tratos e a violência com as crianças. Essa parceria ajuda a prevenir muitos problemas na vida das crianças. Nosso objetivo enquanto secretaria de educação também é zelar pelas nossas crianças. Uma criança saudável, bem cuidada, garante uma condição de aprendizado melhor.”
Além da palestra foi distribuída uma cartilha desenvolvida pelo Conselho Tutelar.
VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande