Primeira Festa da Cultura Gaúcha e Agricultura Familiar foi promovida em Passos Maia
O tradicionalismo tomou conta dos passosmaienses ao longo do último final de semana. A Noite Cultural promovida pelo Departamento de Cultura de Passos Maia foi acompanhada por mais de 500 pessoas na última sexta-feira, dia 18, durante o jantar organizado pelo CTG Bebedouro das Tropas. Corais, declamações e coreografias estiveram entre os números assistidos pelo público no Centro Comunitário.
Neste ano a Semana Farroupilha foi comemorada com a edição da Primeira Festa da Cultura Gaúcha e Agricultura Familiar. Promovida através de uma parceria entre a administração municipal, empresas e entidades, a série de eventos foi aberta ainda na quinta-feira, dia 17, com uma missa campeira aos tradicionalistas. Feira da agricultura familiar, exposição de produtos agropecuários, seminário da juventude rural, mateada, roda de viola e parque infantil foram atrações, além de um show com o grupo gauchesco Os Filhos do Rio Grande.
“Uma festa que nasce com força para se consolidar e ser um grande evento no município”, comentou o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro), destacando a grande parceria entre as entidades para a organização dos eventos. “Uma festa que vem das forças organizadas, da comunidade e com o apoio da Prefeitura. Isso mostra o que a gente sempre falou, que a união só traz realizações para o nosso município”.
Evandro ainda ressaltou a diversidade de atrações, misturamos cultura, lazer, entretenimento, economia, negócios e gastronomia. “Agradecemos a todas as entidades que foram parceiras do evento, a todos que se engajaram na organização. Tenho certeza que a gente vai fazer uma segunda Festa da Cultura Gaúcha e Agricultura Familiar ainda melhor no ano que vem”, estimou o prefeito.
As festividades foram realizadas através de parcerias entre a administração municipal de Passos Maia, Departamento de Cultura, Associação Amigos do Cavalo, CTG Bebedouro das Tropas, Rádio 100.7 FM, Copérdia, Sulcredi/Crediluz, Sicoob/Valcredi, Coplavale, CDL/ACIP, Cooptrasc, Cooperoeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passos Maia, Coperfam e Apae.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia