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Agentes de Saúde de Lajeado Grande trabalharão com tablets

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Na tarde desta quinta-feira (17) as agentes de saúde do município de Lajeado Grande receberam uma capacitação para operacionalização do Sistema E-SUS através de equipamentos móveis para levantamento de dados da Secretaria de Saúde.

A capacitação, realizada pelo técnico Francisco Antônio Abati, proprietário da empresa Certa Sistemas Informatizados, abordou a parte visita domiciliar, exclusiva da Agente Municipal de Saúde. Abati enfatizou a agilidade gerada pela troca de pape por um sistema informatizado. “A partir de agora elas não vão mais preencher os cadastros, durante as visitas, em papel. A partir de agora elas vão digitar no equipamento e será transmitido para o Ministério da Saúde automaticamente. No programa instalado elas vão preencher o cadastro domiciliar, o cadastro individual de cada morador do domicílio e o resumo da visita realizada, o que vai gerar uma série de levantamentos estatísticos, fundamentais para o atendimento na unidade de saúde.”

A secretária Municipal de Saúde, Inelve Tereza Maraschin Dierings, ressaltou o ganho em agilidade com este novo processo. “A agente vai digitar diretamente no tablete na hora da visita. Os dados vão automaticamente para o banco de dados. Antes, era preenchida numa folha de papel e depois era digitado. Um trabalho dobrado, consumindo um tempo demasiado. Agora, todo o histórico do paciente vem direto para o banco de dados, agilizando, não só o atendimento, mas o trabalho da equipe toda.”

O prefeito Vamilr Locatelli enfatizou a economia e a melhora na qualidade do atendimento. “Nós somos um dos poucos municípios da região que já informatizaram o trabalho das agentes de saúde. Segundo informações da empresa que faz a capacitação, no Estado, menos de 20% já estão atuando com equipamentos móveis. Esse avanço do município de Lajeado Grande vai ser revertido em mais economia do tempo do servidor, que não terá o retrabalho de escrever e depois digitar os dados do paciente, sem contar com o ganho na agilidade e na qualidade do atendimento no posto de saúde. Ninguém quer ficar doente, mas quando fica, quer um atendimento rápido e eficiente. Nós vamos oferecer um atendimento ainda melhor na saúde”.

VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande