O Projeto Semeando o Futuro está fazendo a diferença na vida de 500 mulheres xaxinenses. As aulas tiveram início em junho, no Centro de Múltiplo Uso. Inicialmente as mulheres foram divididas em duas turmas – com aulas nos períodos vespertino e noturno.
No mês de agosto as participantes concluíram a primeira etapa dos cursos de Formação Cidadã Sobre Mulher x Trabalho; Estímulos e Práticas Esportivas; e Empreendedorismo. A segunda fase terá início em 2016. Agora, as mulheres iniciam os cursos de Costura Industrial; Construção Civil; ou Quintais Produtivos Agroecológicos. As aulas, teóricas e práticas, estão ocorrendo uma vez por semana.
A iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, visa oportunizar conhecimento às xaxinenses através de cursos para melhorar a renda e garantir aprendizado. Para a aluna Neide Lunardi, os cursos trarão benefícios a curto e a longo prazo. “Os cursos são de grande valia, porque esse conhecimento vai se tornar uma fonte de renda extra no futuro. Quero aprender o máximo que puder,” afirma.
Rita Anghinoni, de 70 anos, se inscreveu para o curso de Construção Civil. Ela conta que através do Semeando o Futuro é possível conhecer novas pessoas e aliar o lazer ao conhecimento. “Estou gostando muito das aulas. Nós saímos, conversamos, nos divertimos, fazemos novas amizades e aprendemos muito. Eu estou muito feliz. Algumas mulheres desistiram e acho que elas perderam uma grande oportunidade”, salienta.
O Secretário de Assistência Social e Habitação de Xaxim, Uilian Cavalheiro, que acompanha de perto o Semeando o Futuro, avalia que o projeto proporcionará uma transformação na vida das participantes. “Sem dúvida essa iniciativa vai contribuir para melhorar a autoestima dessas mulheres, vai gerar conhecimento, proporcionar alternativas para a geração de negócios e consequentemente melhorar a renda das famílias. Acreditamos que o Semeando Futuro, vai transformar a cultura do nosso município. Estamos muito motivados com esse projeto e incentivando para que as participantes continuem os cursos até o final,” destaca o Secretário.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim