You are currently viewing Projeto vai estimular mais de 500 alunos ao empreendedorismo em Passos Maia

Projeto vai estimular mais de 500 alunos ao empreendedorismo em Passos Maia

Parceria entre administração municipal e Sebrae vai envolver estudantes do ensino fundamental

Estimular o espírito empreendedor é o principal foco do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), curso que está sendo implantado em Passos Maia por meio de uma parceria entre a administração municipal e o Sebrae. Nesta terça-feira, dia 15, o lançamento oficial do programa, que deverá envolver mais de 500 alunos das escolas municipais, foi realizado no auditório da Secretaria de Educação.

“Constantemente nós temos falado em capacitar os nossos alunos para que eles sejam empreendedores”, lembrou o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro), incentivador da ideia. Voltado a várias áreas do conhecimento, o JEPP possui eixos que abordam diferentes temas, inclusive trazendo questões aplicáveis à principal atividade econômica no município: a agricultura.

“Ser empreendedor não é só ser empreendedor urbano, pode ser rural, principalmente no nosso meio. O conhecimento é necessário. Nós precisamos nos qualificar. E ser agricultor é ser empreendedor rural”, destacou Evandro. “Ser empreendedor, tanto rural quanto urbano, é uma missão. Nossa esperança é que a gente comece a colocar uma sementinha na cabeça dos nossos alunos”, desejou o prefeito.

Vinte e cinco professores dos anos iniciais e outros 17 dos anos finais do ensino fundamental estão passando até quinta-feira, dia 17, por uma capacitação conduzida pelo Sebrae. “Nesses dias é trabalhado o resgate da cultura empreendedora, levando o aluno a entender que ele tem oportunidades no dia a dia e precisa estar preparado e aberto para os comportamentos empreendedores, resgatando muitos dos valores, das vivências e hábitos do dia a dia”, explicou a facilitadora do Sebrae, Odilene Ozelame, responsável pela formação.

A prática

Com atividades teóricas e práticas, os professores trabalharão semanalmente com cada uma das turmas do ensino fundamental das escoladas da rede municipal de ensino. O JEPP procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, seja pessoal, profissional ou social.

Para a secretária de Educação de Passos Maia, Geni Mantovani, os resultados do curso serão percebidos ano após ano. “É um trabalho a longo prazo. A intenção é que todo aluno, até o final do ensino fundamental, passe por todos os módulos. São diversos eixos de trabalho. O propósito é despertar o espírito empreendedor, fazendo com que os alunos aprendam, tenham garra e saibam que poderão ser os futuros empreendedores”, analisou.

Depois de treinados, os professores já iniciarão as atividades com os estudantes nas escolas, repassando informações através de um material de apoio, com apostilas fornecidas pelo próprio Sebrae a cada aluno. As metodologias utilizadas são diferentes para cada faixa etária. Mas todas têm como foco o desenvolvimento do espírito empreendedor.

Dez anos de JEPP

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos já atendeu cerca de 600 mil pessoas em todo o Brasil em dez anos. Mas a ação ainda está nascendo em Santa Catarina. No Oeste, segundo a facilitadora do Sebrae, 12 municípios estão implantando o projeto, incluindo Passos Maia. “Os municípios que já tiveram contato com o projeto tiveram resultados encantadores. O fecho do trabalho culmina com uma feira, onde os alunos se mobilizam junto com os professores para mostrar o entendimento e evolução”, adiantou Odilene.

Ela ainda disse que o Sebrae vai continuar acompanhando os primeiros passos da implantação, dando suporte aos professores no início das atividades com os estudantes. “Como vai chegar para o aluno? Em forma de livros, divididos por encontros. Neles têm textos informativos e atividades orientadas. É um material preparado pelo MEC (Ministério da Educação) e a equipe técnica do Sebrae nacional. Proporcional à idade da criança, o aluno vai ter um livro com assuntos e atividades condizentes ao seu potencial e fase de desenvolvimento. Cada ano muda a temática e também os desafios para o estudante”, completou.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia