O município de Lajeado Grande iniciou em maio uma campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1, com o objetivo de atingir 100% das pessoas residentes no município. Esta semana a Secretaria Municipal de Saúde já contabilizou 89% dos residentes no município imunizados contra a gripe.
No início de junho, o município já havia alcançado 100% da população alvo, definida pelo Ministério da Saúde, que compreende crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena, superando a meta nacional, que ficou em cerca de 70%.
Para a secretária municipal de Saúde, Inelve Tereza Maraschin Dierings, um inverno pouco rigoroso afugentou a população, mas ainda há tempo para fazer a vacina. “Como não tivemos um inverno rigoroso, as pessoas acreditam que não precisam fazer a vacina. Mas a falta de frio não significa que a pessoa não tenha contraído o vírus, ele apenas não se manifestou. Temos uma previsão da meteorologia de mudanças bruscas no clima até o final do inverno e no início da primavera, o que ainda pode ocasionar casos de gripe, por isso aconselhamos as pessoas a fazer a vacina, que é gratuita”.
O prefeito Valmir Locatelli ficou satisfeito com os números, mesmo não atingindo a meta proposta. “Tivemos um número menor de pessoas com gripe na Unidade de Saúde. Isso, com certeza, é consequência do grande número de pessoas imunizadas contra a gripe. É importante que as pessoas tenham consciência que a vacina dá resultado, os números mostram. Por isso convidamos aquelas pessoas que ainda não se vacinaram para procurarem o posto de saúde para fazer a vacina e também ficarem protegidas”.
VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande