You are currently viewing Futuro profissional é tema de projeto com jovens de programa social

Futuro profissional é tema de projeto com jovens de programa social

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Seminário com experiências de profissionais de várias áreas é realizado com estudantes de Passos Maia

Aos 13 anos, Karoline Eduarda Durli acabou de entrar na adolescência, tem a vida inteira pela frente. A jovem do Assentamento Bom Jesus, interior de Passos Maia, ainda está a alguns anos de concluir o ensino médio e pensar em vestibular, mas não tem dúvidas, quer ser agrônoma. “Acho muito interessante. Meu pai é agricultor e estou sempre perto quando ele vai plantar e colher”. E o desejo pela profissão não é apenas um sonho de adolescente. “Tenho certeza que quero ser agrônoma”, garante.

Karoline faz parte da turma de 103 jovens que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Passos Maia. Os alunos do antigo ProJovem começaram há dois meses a entender um pouco mais sobre as profissões e o ingresso no mercado de trabalho. E nada melhor do que trazer profissionais de diversas áreas para contar a eles as experiências do dia a dia.

Na quinta-feira, dia 3, a primeira etapa do seminário sobre as profissões foi aberta pelo Cras do município. Entre os palestrantes, o prefeito Ivandre Bocalon falou da carreira de advogado, uma das atividades mais sonhadas pelos adolescentes do programa. “Decidam fazer aquilo que gostam. Façam com amor, vontade, prazer”, aconselhou.

Além do prefeito, os alunos aprenderam no dia um pouco mais sobre a carreira de veterinário, com a médica-veterinária Viviane Bortolini. Wagner Tiago Papini ainda falou sobre as profissões de policial e delegado. Já Fábio Albrecht explicou a rotina de um mecânico e um bombeiro.

De olho no futuro

O seminário sobre as profissões é considerado pela secretária de Desenvolvimento Social de Passos Maia, Adiles Joana Marini, base para as decisões dos estudantes sobre o futuro profissional. “Nosso anseio é levar conhecimento e prepará-los para o mercado de trabalho, para que consigam sucesso profissional”, afirmou.

Na próxima quinta-feira, dia 10, ainda participarão do seminário profissionais que vão falar sobre as áreas de agronomia, eletricista, motorista, empresário e locutor. As atividades serão concluídas com um curso sobre os desafios profissionais, ministrado pela empresa Mais Cursos de Xanxerê, do dia 25 de setembro até o final de novembro.

Dedicação

Ronivan Geison Lopes pretende prestar vestibular para educação física no final do ano. As experiências compartilhadas pelo seminário estão contribuindo para responder indagações dele sobre o futuro profissional. “A gente fica conhecendo um pouco mais sobre cada profissão e percebe que todos se dedicaram muito para chegar onde estão, conquistando tudo aos poucos”, disse o jovem de 17 anos, morador do Assentamento Che Guevara.

A secretária de Desenvolvimento Social de Passos Maia ainda reconheceu o empenho da equipe na organização do projeto. “Quero agradecer à equipe do Cras pelo trabalho desenvolvido junto aos jovens. E um agradecimento especial aos profissionais que se dispuseram a apresentar um pouco sobre cada profissão”, concluiu Adiles.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia