Alunos das redes municipal e estadual de ensino apresentaram números culturais durante a manhã
O patriotismo foi manifestado na manhã deste sábado, dia 5, por centenas de pessoas em frente à Prefeitura de Ponte Serrada. Em um evento preparado pela administração municipal, o público acompanhou os números culturais apresentados por alunos de várias instituições de ensino da cidade.
Representando os Centros de Educação Infantil, um grupo de crianças da Creche Tereza Ferronatto Favero dramatizou a música “Vamos construir”. Estudantes da Escola Antonio Paglia apresentaram a música “Exército de um home só”. Houve ainda a narrativa de uma síntese sobre o processo de independência, com o professor de história Orivaldo Simoni, da Escola Dom Vital.
O prefeito Eduardo Coppini (Duda) refletiu sobre o atual momento do país durante o discurso. Ao lamentar a realidade dos escândalos de corrupção, disse que a população precisa se politizar e participar mais das políticas públicas. “Que os conflitos pessoais, principalmente dos municípios menores, deixem de acontecer”, desejou.
“Essa data é um momento propício para fazermos uma reflexão da forma como o povo brasileiro está sendo tratado. A questão da seriedade, da moralidade. Que as atividades públicas sejam tratadas de uma forma séria, pensando no bem comum e não para beneficiar certos grupos políticos, o que vem se estendendo ao longo dos anos”, citou.
Para mudar o cenário, Duda desejou uma sociedade ainda mais crítica e participativa. “Espero que essa consciência política parta da conscientização do povo, um amadurecimento político e uma visão crítica do que deve ser mudado. Que a população procure debater ideias para aí sim amadurecer a democracia e ficar mais próximo do acerto”, completou.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia