Exército de Palmas esteve pela primeira vez no município participando das apresentações
A manhã deste sábado, dia 5, foi de comemoração em Passos Maia. Dentro do cronograma de atividades alusivas à Semana da Pátria, a população assistiu a uma série de apresentações preparadas pela administração municipal para comemorar os 193 anos da Independência do Brasil.
O evento teve inclusive uma apresentação inédita do Exército de Palmas, que marchou acompanhado de uma banda marcial. “É um dia histórico para Passos Maia. Apesar de estarmos muito próximos de Palmas, pela primeira vez tivemos a felicidade de receber um pelotão desse Exército, mostrando que todos nós somos soldados para defender esse país”, disse o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro).
Durante o discurso, ele fez uma comparação à doação de cada soldado para defender o povo brasileiro. “Nós temos que assumir o compromisso como cidadãos e lutar por essa pátria. Assim como os soldados, que assumem o compromisso de defender a nação até com a própria vida, temos que fazer a nossa parte. Só assim construiremos o Brasil ideal”.
A atual realidade também foi lembrada por Evandro, que lamentou o momento do país. “A cada 7 de setembro, me parece que as cores verdes e amarelas estão sumindo de moda, isso nos entristece um pouco. Mas na verdade, o Brasil está encabulado pelos acontecimento que vêm tomando conta do nosso noticiário diário. Infelizmente, o Brasil, que é um gigante adormecido, está entristecido. Isso deixa um pouco apagado o brilho da Semana da Pátria”.
Após as críticas, a esperança por dias melhores foi o tom do final do discurso. “Temos muito orgulho de ser brasileiros, e esse Brasil tem jeito”, disse o prefeito. “Precisamos resgatar os princípios. Vivemos uma crise política, econômica, mas principalmente moral. O Brasil precisa conquistar dias melhores, e isso depende de cada um de nós. Não vamos baixar a nossa cabeça. Cada um precisa fazer a sua parte. É um país abençoado por Deus e abençoado por natureza. Junto, a gente pode muito”, completou.
Além do pelotão do Exército, o público acompanhou números de dança, coreografias, encenações e aventuras acrobáticas apresentadas pelo Grupo de Trilheiros Guidão Torto.
A programação da Semana da Pátria está em andamento desde a última terça-feira, dia 1º. Ao longo dos dias, números preparados por igrejas, secretarias da administração, sindicatos, cooperativas, entidades de classe, escolas e outras instituições são apresentados no início de cada manhã até 7 de setembro, data dos 193 anos da Independência do Brasil.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia