You are currently viewing Atividades do Pnaic são retomadas pela Secretaria de Educação de Passos Maia

Atividades do Pnaic são retomadas pela Secretaria de Educação de Passos Maia

Terceira etapa do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa foi iniciada nesta semana

As atividades da terceira etapa de formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foram iniciadas pela Secretaria de Educação de Passos Maia na noite desta terça-feira, dia 1º. O Pnaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais. A intenção é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

Na reunião estiveram presentes a secretária de Educação do município, Geni Mantovani, a coordenadora do programa e orientadora educacional, Ivania Sangali Dall’Orsoletta, a orientadora de estudos, Juliana Canonica Tirelli, e 12 professores alfabetizadores e cursistas.

O encontro serviu para a apresentação das estruturas do programa para este ano, dinâmicas de apresentação e entrosamento do grupo, além de reflexões sobre as principais contribuições da formação para a ação docente e as mudanças evidentes na relação ensino-aprendizagem.

O Pnaic tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulem a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolar. Currículo inclusivo, integração entre os componentes curriculares, seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento são princípios que orientam a proposta, que ainda tem ênfase na alfabetização e letramento das crianças, além de foco na organização do trabalho pedagógico.

O pacto foi iniciado em 2013, com ênfase em língua portuguesa, e em 2014 foi inserida a matemática. Em 2015 a novidade é a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças no início do processo de escolarização. Neste ano serão trabalhadas 80 horas de formação continuada com os professores alfabetizadores do município.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia