Escola, Supermercado, Banco. Ruas e construções, tudo em miniatura. Esta é a Mini Cidade, que está circulando pelas escolas municipais de Xanxerê.
A iniciativa é da Secretaria de Educação em parceria com a Editora FAMA, e faz parte do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”. O projeto, que acontece pelo segundo ano consecutivo no município, oferece material educativo para os pais, alunos e professores, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
O objetivo da Mini Cidade é contribuir com o aprendizado dos alunos, em relação ao respeito, direitos e deveres no trânsito.
Na manhã desta quarta-feira (26), a Escola Municipal de Educação Básica São Jorge iniciou as atividades na Mini Cidade, que permanece na escola até o dia 28 deste mês.
Conforme a diretora da escola Dilcéia de Paula, “o contato com a Mini Cidade permite que as crianças tenham a noção de respeito e cuidado com o outro, já que a maioria dos alunos usa o transporte escolar ou é pedestre”.
Segundo o coordenador do projeto, Valmor Moreski, “a Mini Cidade vai percorrer as escolas municipais de Xanxerê, para que os alunos entendam na prática como funciona o trânsito, obedecendo placas, sinais e faixas, como se fosse uma cidade de verdade”.
Para o Secretário de Educação Dionísio Kohl, “esta parceria com a Editora FAMA, proporciona a ampliação do conhecimento das crianças, pois as atividades são desenvolvidas na prática, especialmente onde se espera muito das mesmas para melhorar este relacionamento de motoristas e pedestres”.
Acompanhe o cronograma da Mini Cidade:
EMEB São Jorge: 26, 27 e 28 de agosto
EMEB Monteiro Lobato: 1 e 2 de setembro
EMEB Nossa Senhora Aparecida: 3 e 4 de setembro
EMEB Cirilo Dal Oglio: 8, 9 e 10 de setembro
EMEB Nery Giachini: 11, 14 e 15 de setembro
EMEB Paul Harris: 16, 17, 18 e 21 de setembro
EMEB Pequeno Príncepe: 22, 23, 24 e 25 de setembro
EMEB João da Cruz e Souza: 28 e 29 de setembro
EMEB Vista Alegre: 30 de setembro, 1 e 2 de outubro
EMEB Pequeno Trabalhador: 5 e 6 de outubro
CEMEI Carrossel: 7 de outubro
CEMEI Cantinho Feliz: 8 e 9 de outubro.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê