You are currently viewing Cultivo da uva é incentivado em propriedades do interior de Passos Maia

Cultivo da uva é incentivado em propriedades do interior de Passos Maia

Secretaria de Cidadania e Reforma Agrária acredita que fruta pode incrementar renda das famílias

Uma nova alternativa de renda pode surgir a partir de um projeto iniciado recentemente pela Secretaria de Cidadania e Reforma Agrária de Passos Maia. Depois de apoiar o cultivo do pepino e do figo como forma de incremento na renda das famílias do interior do município, a intenção da Secretaria agora é fomentar o plantio da uva.

Nesta semana uma reunião com agricultores foi realizada para dar início às atividades. A ideia é implantar e cultivar um pomar experimental em uma propriedade do Assentamento União do Oeste, que servirá para a realização de dias de campo, onde os agricultores interessados poderão aprender técnicas sobre o desenvolvimento da planta.

Segundo o secretário de Cidadania e Reforma Agrária de Passos Maia, Renato Lopes, a intenção é desenvolver pomares nas regiões de assentamento para pesquisa e realizações de dias de campo. “Ficará melhor para ser trabalhada a assistência técnica, a orientação e a prática, pensando em futuramente mais uma alternativa de renda na pequena propriedade”.

Ele estima desenvolver no próximo ano pelo menos um parreiral em cada comunidade do município. “Da uva se retiram vários derivados, como o vinho, vinagre, suco, geleia e chimia. Esse cultivo foi muito bem cuidado e trabalhado por nossos antepassados e agricultores mais antigos. Não podemos deixar esse cultivo cair”, disse Renato.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia