Claudir Minski explanou aos vereadores as ações realizadas que garantem melhorias aos produtores rurais
O agronegócio é um dos fortes pilares da economia xaxinense. São milhares de produtores no interior do município que garantem lucratividade, principalmente com atividades de avicultura de corte, suinocultura, bovinocultura de leite e colheita de grãos. Para dar suporte ao produtor rural, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trabalha com ações destinadas a melhoria dos serviços. Para informar a população sobre os serviços, o Secretário da pasta, Claudir Minski esteve na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última terça-feira (18).
Minski foi o terceiro Secretário Municipal a usar espaço da tribuna, em rodízio solicitado pelos vereadores das bancadas do PP e PSD. Entre os trabalhos executados pela Secretaria Minski enfatizou sobre o Programa de Melhoramento Genético; Inseminação Artificial; terceirização de tratores; melhoramento de pastagens; atendimento clínico e veterinário; e licenciamento para retirada de árvores. Outro trabalho importante é realizado no Viveiro Municipal, com produção de flores e árvores para garantir a preservação ambiental.
A Secretaria também desenvolve terceirização de tratores, profissionalização dos produtores com palestras e cursos em parceria com a Epagri e o Senar sobre atividade leiteira; inseminação artificial; manutenção de tratores com palestras cursos sobre atividade leiteira; inseminação artificial e manutenção de tratores. “Dentre os programas mais importantes é trabalhar com a Assistência Técnica, os produtores migraram das atividades suínas para atividades leiteiras. O produtor de leite não tem orientação técnica, o que vai segurar é se ensinarmos ele trabalhar, darmos condições para ele buscar o seu sustento,” explanou Minski.
A pasta da Agricultura também disponibiliza profissionais para ministrar aulas na Casa Familiar Rural. São Agrônomos, Médicos Veterinários e demais profissionais que orientam e incentivam os alunos para permanecerem na Agricultura Familiar. Também é uma ação da Secretaria, a Equipe Técnica que auxilia o agricultor; programa de correção de solo; proteção as nascentes; coleta de lixo eletrônico e lâmpadas, em parceria com a CDL, ACIAX, Vigilância Sanitária e Senai, para o correto destino dos materiais inservíveis. A Secretaria conta também com um convênio com a Fatma para retirada de árvores para os produtores que desejam reformar as moradias, além de um profissional que realiza o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que somente neste ano registrou 300 propriedades, sem nenhum custo para o produtor. Minski também falou sobre a realização do ITR, sem custos para os produtores.
Outro projeto da Secretaria será o estudo da Silagem em Xaxim. “Eu tive a oportunidade de voltar a estudar e tive excelentes professores, meus amigos e fiz também uma pós-graduação em Chapecó. Todos falaram que na nossa região é perdido cerca de 60% da silagem. Devemos ensinar o produtor e com o intuito de minimizar isso, sentamos junto com os professores e equipe técnica da Secretaria. Eles vão fazer análise da silagem, para mostrar ao produtor como é a silagem, analisar onde está a perda. Serão quatro profissionais, dentre eles o Coordenador do curso de Zootecnia. O meu objetivo é de que no final do ano que vem, teremos reduzidos, pelo menos em 30% a nossa perda,” destacou Minski.
Ao final da explanação, o Secretário foi parabenizado pelos vereadores de todas as bancadas, pelos excelentes trabalhos desenvolvidos na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim