“Não vamos medir esforços para que o programa possa ser desenvolvido e traga resultados positivos para nossa população,” enfatiza Joseane Sampaio.
Garantir qualidade de vida e apoio. Essa é a meta da Secretaria de Saúde de Xaxim que realizará o Programa de Acompanhamento de Obesos. O projeto integrará profissionais da saúde para auxiliar pessoas que sofrem com a obesidade. A intenção é dar suporte para que os pacientes adotem uma alimentação saudável e regularizam atividades físicas para combater a doença.
Conforme a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, “antigamente as autoridades de saúde tinham como missão erradicar a desnutrição. No entanto, a situação inverteu e atualmente é necessário combater a obesidade, doença que atinge milhares de brasileiros. Por isso, a Secretaria de Saúde formou um grupo de acompanhamento multiprofissional para atender os pacientes com obesidade, que já frequentam a rede de atenção básica do município. Queremos que os pacientes tenham um atendimento específico e apresentem melhora através da equipe de profissionais”, explica Joseane.
A equipe contará com um Médico Clínico Geral, Doutor Eduardo Militz da Costa; Enfermeira Marciela Zortea Lopes; Fisioterapeuta Joseane Cristi da Rocha Delavi; Nutricionista Luciana Pozzebon; Educadora Física, Julia Rech; Assistente Social Emanuele Orlandin; e Psicólogo Roberto Vasconcellos Maffei Júnior.
Segundo a Secretária Joseane Sampaio, é fundamental um programa que auxilie no combate a doença, já que Xaxim apresenta casos mais graves, como sete encaminhamentos para realização de cirurgias bariátricas, somente nos últimos dias. “Precisamos estar atentos a essa questão da obesidade, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pandemia, que afeta não somente os países industrializados, mas também aqueles em desenvolvimento, como o Brasil,” explana.
A Secretária explica que podem participar do grupo pacientes que já estão em acompanhamento nas unidades de saúde, com diagnóstico de obesidade e que tenham interesse em perder peso e manter hábitos de vida saudáveis. “Já ocorre nas unidades de saúde uma pré-avaliação onde os pacientes que tem esses requisitos estão sendo selecionadas com atendimento e acompanhamento especializado.” O processo de trabalho no grupo incluirá atividade física, alimentação correta e avaliação médica. “Não vamos medir esforços para que o programa possa ser desenvolvido e traga resultados positivos para nossa população,” enfatiza Joseane.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim