Crianças dos turnos matutino e vespertino foram envolvidas em série de atividades
As crianças do pré II do Centro de Educação Infantil Carmelina Menin Rossi foram envolvidas pelas atividades do Projeto Metamorfose da Borboleta. O trabalho ocorreu com estudantes dos turnos matutino e vespertino da creche de Ponte Serrada.
Segundo as professoras responsáveis pelo projeto, a ação surgiu diante da curiosidade das crianças em saber como nascem as borboletas. Através de pesquisas, leituras e contribuições da equipe da escola, as dúvidas dos alunos foram respondidas.
Um casulo chegou a ser observado durante as atividades, com as crianças acompanhando o processo de metamorfose dentro da sala de aula. O conhecimento das cores através das espécies, estimular a linguagem oral e desenvolver a criatividade também foram objetivos do projeto.
Ao longo do trabalho, os alunos foram incentivados a pesquisar sobre as borboletas em variados meios de informação. Também foram estimuladas as habilidades motoras através do recorte, colagem e pintura. Ainda de acordo com as professoras, o projeto serviu para as crianças refletirem sobre o funcionamento da natureza e a relação com o homem, destacando também a importância da preservação.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada