Cartões entregues a cada cidadão indicam por cor a unidade onde deverá ser buscado o atendimento
A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada concluiu há pouco mais de um mês o remapeamento das áreas do município para o equilíbrio dos atendimentos nos postos de saúde. O planejamento redefiniu e organizou o território de atuação das agentes comunitárias de saúde, estabelecendo também onde cada cidadão deverá buscar atendimento.
Cartões diferenciados por cores foram confeccionados e estão sendo entregues pelas agentes a cada morador, que a partir de setembro só será atendido mediante a apresentação do documento e na unidade de saúde correta. São quatro cores indicando cada posto: amarela para o Centro, verde para a unidade da Vila Pouso dos Tropeiros (CTG), azul para o Bairro Bela Vista e cor-de-rosa para o posto do Bairro Cohab.
Ponte Serrada teve o território todo remapeado em um trabalho feito pela empresa Vital Treinamento, de União da Vitória (PR). O investimento da administração municipal assegura uma melhora significativa às ações da Secretaria. A população foi recontada e agora cada morador tem uma unidade fixa para realizar qualquer tipo de procedimento, de acordo com o local onde reside, evitando assim um volume desproporcional de demanda em uma ou outra unidade.
Também houve a divisão de forma igualitária das agentes de saúde, conforme o número de usuários para as visitas domiciliares. As profissionais estão desde o dia 1º de julho passando nas casas para preencher os Cartões de Atendimento. Além da apresentação do próprio cartão a partir de setembro, a Secretaria de Saúde reforça que o paciente também deverá ter em mãos o Cartão do SUS no momento do atendimento.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada