O Conselho Municipal de Agricultura e a Prefeitura de Abelardo Luz, através da Secretaria de Agricultura alertam que todos os produtores rurais devem manter seus bovinos e bubalinos identificados com os brincos fornecidos pela Cidasc, através do Programa de Identificação Animal. Abelardo Luz possui um rebanho em torno de 40 mil cabeças.
O Médico Veterinário da Cidasc responsável pelo escritório em Abelardo Luz, Heitor de Sennes Pinto, lembra que a brincagem é fundamental para proteger o patrimônio dos produtores e indispensável para manter Santa Catarina livre da Febre Aftosa. “Todos os terneiros devem ser identificados até o sexto mês de vida. Para isso basta ir até o escritório da Cidasc e solicitar o brinco, informando o número do brinco da mãe”.
O secretário de Agricultura, Alzomiro Brizola de Jesus alerta para que os produtores não esqueçam de devolver os brincos para a Cidasc após a morte dos animais e em caso de roubo devem realizar denúncia na delegacia e na comunicar a Cidasc. “Todos os animais catarinenses podem transitar somente utilizando com os brincos de identificação. Somos um Estado livre da febre aftosa sem vacinação e precisamos cuidar de nosso rebanho”, diz.
Hoje, no Estado são cerca de 4,2 milhões de bovinos e 11 mil búfalos cadastrados com os brincos. Santa Catarina é o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação. A última ocorrência de febre aftosa em Santa Catarina foi em 1993. O Estado garantiu a certificação internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação em 2007, emitida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
Luciane Bosenbecker – Ascom Abelardo Luz