Administração municipal ainda vai adquirir novo terreno para alcançar meta de 150 lotes em Passos Maia
As obras de terraplanagem no Loteamento Nilde Bresciani III estão em fase de conclusão em Passos Maia. O terreno, que já pertencia ao município, vem sendo adequado pela administração municipal para a criação de cerca de 30 lotes. “Essa é a primeira etapa da nossa meta, que é implantar 150 lotes”, afirma o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro).
Em busca do objetivo, ele já estuda a compra de um novo terreno de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com a possibilidade de implantação de pelo menos mais 120 lotes, totalizando os 150 previstos pela administração. “Estamos negociando com pessoas que têm interesse. A busca é por terrenos mais próximos do perímetro urbano”, informa.
A demanda por casas populares é elevada. Ciente de que sozinho o município não tem condições de resolver o problema, Evandro conta com o apoio de programas como o Minha Casa, Minha Vida, que deve ter a terceira etapa lançada no próximo mês pelo governo federal. Financiamentos e até recursos próprios das pessoas, através da liberação do FGTS, por exemplo, também são opções. “Quem comprovar ter condições de construir a casa, o município disponibiliza o lote”, diz o prefeito.
O terreno onde a terraplanagem está sendo concluída deve passar pelas próximas etapas logo em seguida. “Nós fizemos um investimento grande de movimentação de terra, porque ele fica numa encosta, com uma geografia difícil. Posteriormente nós vamos trabalhar na infraestrutura. Já temos assegurado o apoio da Celesc para implantar a energia elétrica, da Casan para implantar a água e estamos aguardando a liberação de recursos do Badesc para fazer a drenagem pluvial e pavimentação. São requisitos exigidos para a liberação de recursos do Minha Casa, Minha Vida”, lembra Evandro.
Entusiasmado com o andamento dos trabalhos, ele acredita que através de parcerias seja possível beneficiar em pouco tempo as primeiras famílias. “Nós estamos preparando as condições. O município está fazendo a sua parte e esperando que o governo federal faça a dele para que possamos resolver esse problema habitacional”.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia