O vice-prefeito de Xanxerê, Gelson Saibo, acompanhado do secretário de Obras, Transportes e Serviços Jorge Antoniolli e do secretário de Agricultura, Fábio Pompermaier, participaram na última semana de uma Audiência Pública com a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, em Brasília,
O objetivo da participação na audiência foi de defender as posições do município, em relação ao alto custo do pedágio e do local de instalação da praça para cobrança.
Durante a Audiência Pública, os representantes xanxerenses explicaram que o valor é inviável para a região, levando em conta que o preço de R$ 14,20 é de janeiro de 2014, portanto é necessária a atualização até a data da concessão.
“Não somos contra o pedágio, se não existe outra solução para trafegarmos em uma via em boas condições, precisamos de um preço justo”, enfatizou o vice-prefeito, Gelson Saibo.
Durante a reunião com a ANTT, foi verificado também que no projeto de concessão o ponto da cobrança do pedágio está no Km 503, entre a passarela e o viaduto, no perímetro urbano de Xanxerê.
“Na oportunidade explicamos que esse ponto de cobrança pode prejudicar todo o município, levando em conta que muitas pessoas iriam desviar a praça de cobrança pelo centro da cidade, prejudicando ainda mais a mobilidade urbana de Xanxerê”, destacou Gelson Saibo.
Conforme o vice-prefeito, “a região oeste produz cerca de 30% da produção agrícola em nível de Brasil, então precisamos de um olhar diferenciado”.
A comitiva também visitou os Ministérios da Integração, da Saúde, Ministério das Cidades, para conferir a tramitação de projetos que existe em cada pasta para o município.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê