A Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado Grande realiza mensalmente uma reunião com toda a equipe de colaboradores, para a atualização de informações e legislação pertinente à operacionalização do serviço da Unidade Básica de Saúde. Também são realizadas apresentações para a troca de experiência profissional, o que permite uma interação entre a equipe multidisciplinar.
Na reunião realizada na tarde de quinta-feira (30) foi promovido um debate sobre ética profissional e uma apresentação sobre os cuidados em situações graves com crianças.
O debate foi conduzido pela própria secretária municipal de saúde, Inelve Tereza Maraschin Dierings. “Nós falamos sobre o que é a ética profissional, muito importante no tipo de serviço prestado na Secretaria de Saúde, pois é uma equipe multidisciplinar e cada profissão tem seu próprio código de ética, mas aqui temos que estabelecer um padrão, para manter a qualidade e a segurança no atendimento dos nossos usuários. Trouxemos uma mensagem para discussão que abordou o conceito de ética, as condutas e premissas importantes que devem ser colocadas em prática, sempre”.
A apresentação foi realizada pela coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, a enfermeira Jueli Nespolo. “Como tenho uma experiência em UTI Neo Natal, procurei trazer para os colegas, informações e técnicas para o atendimento às crianças em situações que requerem cuidados urgentes, como paradas respiratórias por engasgamento, paradas cardíacas, afogamentos com alimentos líquidos e outras situações, anóxia do nascimento, quando há um déficit de oxigênio no cérebro no momento do nascimento. Essas informações são importantes porque para chegar ao hospital mais próximo levamos cerca de dez minutos de carro ou ambulância e às vezes a criança não pode esperar tanto tempo”.
A secretária destacou, ainda, a importância dessa troca de experiência. “Em uma unidade de saúde existem profissionais de diversas áreas e isso gera uma grande diversidade de conhecimentos e experiências. Somos uma equipe e apesar de cada um ter sua função bem definida, trabalhamos todos juntos e precisamos nos ajudar. Com isso, ganha o profissional e ganha o usuário do sistema municipal de saúde”.
VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande