Área de preservação ambiental fica entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia
Um sonho está bem próximo de se tornar realidade. A área de 12.841 hectares do Parque Nacional das Araucárias (PNA) está completando em outubro dez anos desde quando se tornou unidade de preservação ambiental. O próximo dia 25 de outubro promete se tornar um marco. A data está reservada para a abertura oficial da visitação pública no PNA.
“O significado disso é a aproximação entre o Parque Nacional das Araucárias e a comunidade de Passos Maia e Ponte Serrada, demonstrando que as pessoas podem auxiliar e conviver nesse espaço”, afirma o chefe do parque, Juliano Rodrigues Oliveira. “Estamos programando para receber as pessoas no dia 25 de outubro, comemorando os dez anos e oficializando o início da visitação. A partir disso a gente vai ter diversas datas agendadas para receber as comunidades de Ponte Serrada e Passos Maia”, adianta.
Segundo ele, no dia 25 a unidade estará aberta a todos, sem a necessidade de agendamento. “Depois nós vamos divulgar um calendário de datas e dar preferência para receber grupos que queiram visitar. A gente vai definir pelo menos dois dias da semana, um dia útil e um de final de semana, para que as pessoas possam fazer a visitação de forma gratuita”.
Juliano informa que uma trilha já está sendo adaptada para que as pessoas sigam desde a sede proposta para o parque até a beira do Rio Chapecozinho. “Nessa trilha, de aproximadamente 600 metros, a gente vai ter a oportunidade de ver várias espécies da flora e, com sorte, se a gente conseguir fazer um pouco de silêncio, ver alguns animais também”, explica.
O chefe do PNA diz ainda que voluntários deverão fazer parte do grupo de trabalho a partir do início das visitações. “Em breve nós vamos divulgar um edital para convidar as pessoas que queiram ser voluntárias e desenvolver atividades no Parque Nacional das Araucárias. De início as visitas vão acontecer com datas programadas”, finaliza.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia