You are currently viewing Merendeiras da rede municipal de ensino de São Domingos participam de formação continuada

Merendeiras da rede municipal de ensino de São Domingos participam de formação continuada

Na segunda-feira (20), as merendeiras que atuam nas escolas municipais de São Domingos participaram de mais uma etapa da formação continuada, juntamente com as nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar do município.

Durante o período da manhã, as merendeiras e as auxiliares de serviços gerais das escolas municipais participaram de um curso de aperfeiçoamento com extensionista social da Epagri – Galvão/SC, Kátia Regina Scapini Dala Cort, que abordou assuntos relacionados à manipulação de alimentos e higiene pessoal durante o preparo das refeições. Durante a tarde, as merendeiras colocaram em prática as informações recebidas pela manhã e desenvolveram receitas utilizando de forma integral os alimentos, evitando, desta forma, o desperdício.

Katia destacou a importância da utilização dos produtos da agricultura familiar e o aproveitamento total dos alimentos. “Buscamos desenvolver junto às merendeiras, com o auxílio das nutricionistas, receitas que utilizem alimentos produzidos pelas famílias agricultoras do município, principalmente as frutas e hortaliças que estão na época da colheita, pois são mais nutritivos e saudáveis. Além disso, as receitas desenvolvidas também prezam pelo aproveitamento total dos alimentos, como talos, folhas, cascas, entre outros”, explica.

Para a secretária municipal de Educação, Silvia de Brito Baggio, a formação continuada das merendeiras é tão importante quando a formação dos professores e agentes educativos, por isso é essencial que estas profissionais estejam sempre se atualizando para realizar um trabalho ainda melhor junto aos alunos da rede municipal. “O Governo Municipal de São Domingos tem como prioridade garantir uma educação de qualidade e para isso é preciso desenvolver políticas públicas efetivas e que trabalhem em conjunto, por isso trabalhamos para oferecer um transporte escolar seguro, uniforme gratuito de qualidade, infraestrutura adequada e uma alimentação escolar saudável e própria para o desenvolvimento integral das nossas crianças, por isso nossas merendeiras, assim como nossos educadores, participam da formação continuada com profissionais especializados a fim de aprimorar ainda mais as ações desenvolvidas na alimentação escolar”, afirma.

Keli Camiloti – Ascom São Domingos