A prefeitura de Xanxerê, através da secretaria de Saúde, fez a entrega na tarde desta quarta-feira (22) de medicamentos e material hospitalar ao Hospital Regional São Paulo, para reposição dos materiais consumidos após o tornado que atingiu o município no dia 20 de abril, seguindo o que estabelece o decreto de estado de calamidade pública.
Com recursos do Governo do Estado, foram aplicados na compra o valor de R$ 50 mil, com dispensa de licitação. Todo o material reposto foi utilizado para atender os pacientes feridos com a passagem do tornado.
Segundo o diretor administrativo do Hospital, Fábio Lunkes, durante visita do secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, foi feito o pedido para reposição do estoque. “Ele se sensibilizou com a situação e destinou à prefeitura o recurso, para que o município fizesse a aquisição”. Lunkes enfatizou que no dia do desastre, em três horas o número de pacientes foi igual ao montante de atendimentos praticados em dias normais. “Foi uma demanda altíssima. Naquele dia dezenas de pessoas com ferimentos graves foram atendidas pelo hospital, totalizando em torno de uma centena de atendimentos emergências”, finalizou.
O prefeito Ademir Gasparini ressaltou a parceria e a importância que o hospital desenvolveu com o imediato atendimento logo após o tornado. “Não somente no dia do tornado, mas nos dias subseqüentes. Foi um atendimento rápido e com muita qualidade”, ressaltou.
Para a secretária municipal de saúde, Iára Helena Callfass, “a devolução dos materiais é demonstração de que a cidade aos poucos está voltando ao normal. O município está sendo reconstruído e nesse processo, a reposição do estoque no hospital São Paulo faz parte disso”.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê