You are currently viewing Capacitação envolve profissionais da área da educação em Ponte Serrada

Capacitação envolve profissionais da área da educação em Ponte Serrada

Semana de atividades foi aberta na segunda e segue até a próxima sexta-feira

Dezenas de profissionais que atuam na área da educação estão participando nesta semana de uma capacitação promovida pela Secretaria de Educação de Ponte Serrada. Entre segunda e esta terça-feira, dia 21, uma palestra sobre a Proposta Curricular de Santa Catarina esteve entre os assuntos trabalhados pelo professor Celso Ogliari, que também falou a respeito do ensino fundamental de nove anos.

Com especialização em história e 40 anos de carreira como professor da rede pública de ensino, Celso hoje é aposentado e ministra cursos e palestras. “Nós abordamos como o professor deve trabalhar nas escolas públicas. Embora alguns municípios tenham o seu plano próprio, essa Proposta Curricular estabelece diretrizes pedagógicas, orientações e fundamentações que facilitam o trabalho”, avalia.

“Na questão do ensino fundamental de nove anos nós discutimos as dúvidas dos professores, especialmente nas séries iniciais. Falamos sobre o processo de alfabetização, antes restrito a uma série, mas que agora os alunos têm até três anos para serem alfabetizados, o que inclui a leitura, interpretação e produção”, complementa.

Prevista no plano de carreira, uma capacitação deve ser realizada anualmente com carga horária de 40 horas, segundo a secretária de Educação de Ponte Serrada, Grazieli Acunha. Depois dos professores, ela informa que nesta quarta-feira, dia 22, será a vez de uma formação com as agentes de serviços gerais, envolvendo profissionais da limpeza e merenda escolar.

“Na quarta, quinta e sexta os professores e as agentes trabalharão nas escolas com aperfeiçoamentos, dias de estudo, planejamento para o segundo semestre e revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, documento que norteia as unidades escolares, entre outras atividades”, relata a secretária.

Os dois primeiros dias de atividades envolveram profissionais da educação infantil e ensino fundamental, além de estudantes de pedagogia e magistério. Convidados das escolas estaduais, profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver e Reviver também participaram do evento, que teve ainda apresentações culturais da Escola de Artes de Ponte Serrada, com alunos dos cursos de dança, gaita, violão e balé.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada