Semana de atividades foi aberta na segunda e segue até a próxima sexta-feira
Dezenas de profissionais que atuam na área da educação estão participando nesta semana de uma capacitação promovida pela Secretaria de Educação de Ponte Serrada. Entre segunda e esta terça-feira, dia 21, uma palestra sobre a Proposta Curricular de Santa Catarina esteve entre os assuntos trabalhados pelo professor Celso Ogliari, que também falou a respeito do ensino fundamental de nove anos.
Com especialização em história e 40 anos de carreira como professor da rede pública de ensino, Celso hoje é aposentado e ministra cursos e palestras. “Nós abordamos como o professor deve trabalhar nas escolas públicas. Embora alguns municípios tenham o seu plano próprio, essa Proposta Curricular estabelece diretrizes pedagógicas, orientações e fundamentações que facilitam o trabalho”, avalia.
“Na questão do ensino fundamental de nove anos nós discutimos as dúvidas dos professores, especialmente nas séries iniciais. Falamos sobre o processo de alfabetização, antes restrito a uma série, mas que agora os alunos têm até três anos para serem alfabetizados, o que inclui a leitura, interpretação e produção”, complementa.
Prevista no plano de carreira, uma capacitação deve ser realizada anualmente com carga horária de 40 horas, segundo a secretária de Educação de Ponte Serrada, Grazieli Acunha. Depois dos professores, ela informa que nesta quarta-feira, dia 22, será a vez de uma formação com as agentes de serviços gerais, envolvendo profissionais da limpeza e merenda escolar.
“Na quarta, quinta e sexta os professores e as agentes trabalharão nas escolas com aperfeiçoamentos, dias de estudo, planejamento para o segundo semestre e revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, documento que norteia as unidades escolares, entre outras atividades”, relata a secretária.
Os dois primeiros dias de atividades envolveram profissionais da educação infantil e ensino fundamental, além de estudantes de pedagogia e magistério. Convidados das escolas estaduais, profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver e Reviver também participaram do evento, que teve ainda apresentações culturais da Escola de Artes de Ponte Serrada, com alunos dos cursos de dança, gaita, violão e balé.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada