O Governo Municipal de São Domingos, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (21), a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Centro de Múltiplo Uso e contou com a presença de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entidades e conselhos municipais, profissionais da assistência social, educação e saúde, imprensa, da comunidade em geral, além da presença da deputada estadual Luciane Carminatti.
Para dar início a conferência, a secretária municipal de assistência social, Sandra Fiorese, apresentou um relato das políticas públicas da assistência social desenvolvidas em São Domingos e de como está o andamento dos diversos serviços prestados pela secretaria no município. Na sequência, a doutora em serviço social, Iraci de Andrade, ministrou a palestra “Fortalecer as ações do SUAS e enfrentar os desafios da próxima década” e auxiliou no desenvolvimento dos projetos e propostas a serem aprovadas pela plenária.
Para Iraci a participação expressiva da comunidade na VII Conferência Municipal de Assistência Social de São Domingos demonstra a eficácia dos serviços prestados pela secretaria, além da importância das políticas de assistência social na melhoria da qualidade de vida na população. “Nós sabemos que as ações e os serviços da assistência social trabalham em conjunto com as demais secretarias, por isso é preciso desenvolver políticas que contemplem todas estas áreas, seja saúde, educação, agricultura, habitação, entre outros. E, aqui em São Domingos, este trabalho interligado tem surtido efeito na melhoria da qualidade de vida da comunidade, principalmente das famílias atendidas pelos programas de transferência de renda do governo”, afirma.
A secretaria Sandra Fiorese se disse satisfeita com os resultados obtidos na conferência e com a participação da comunidade na elaboração das propostas que visam aprimorar a gestão e o financiamento do SUAS, reconhecendo a responsabilidade da União, Estados e municípios. “A VII Conferência Municipal de Assistência Social se realiza em um momento singular, onde o SUAS comemora uma década de existência. Nos últimos 10 anos, o SUAS passou por muitas mudanças e, na próxima década, novos desafios se colocam a frente, visando um aprimoramento do patamar de qualidade, que reflete no atendimento prestado a toda a população”, explica.
O prefeito municipal, Alcimar de Oliveira (Kiko), destacou a importância de se discutir a universalização do acesso da população brasileira aos direitos socioassistenciais e o compromisso do Governo Municipal em democratizar o debate sobre política da assistência social em São Domingos. “Momentos como estes são importantíssimos para a discussão e avaliação das ações da assistência social e também para elencar prioridades políticas que possam atender as necessidades dos usuários. A conferência torna mais transparente e universaliza o acesso aos programas sociais, graças ao atual modelo de gestão, por isso é essencial que a comunidade participe juntamente com o Governo Municipal das lutas pelo aprimoramento destas políticas públicas e do SUAS durante a próxima década”, acrescenta.
Keli Camiloti – Ascom São Domingos