Os levantamentos dos prejuízos causados pelo alagamento do último dia 14 até esta terça-feira (21) apontam que chega a 90 a soma de residências e estabelecimentos comerciais atingidos. No interior, cerca de 400 quilômetros de estradas e 15 pontes foram destruídas pela força da água. A destruição pode ultrapassar o prejuízo de R$ 8 milhões para o município de Xaxim. As informações foram recolhidas pela Defesa Civil e Administração Municipal em parceria com todas as secretarias do Governo.
Conforme o Secretário Municipal de Administração, Rodrigo Morás, as empresas e residências atingidas foram visitadas pessoalmente por representantes do Governo Municipal, inclusive pelo Prefeito Idacir Antonio Orso, enquanto uma equipe da Secretaria Municipal da Agricultura e Secretaria de Infraestrutura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, percorria o interior para mapear os principais pontos afetados.
Segundo Rodrigo, o Governo Municipal já solicitou apoio do Governo Estadual e conta com a colaboração de todos os atingidos para as reconstruções necessárias. “Estamos com as mangas arregaçadas trabalhando para o mais rápido possível atender todos os atingidos. Aproveito para agradecer publicamente as pessoas pela mobilização feita em prol dos que tiveram suas casas ou empresas invadidas pela água. Queremos agradecer ao Corpo de Bombeiros, imprensa, pessoas que realizaram doações, aos servidores de todas as secretarias municipais e à comunidade como um todo. É neste momento de dificuldade, que percebemos estar diante de uma comunidade engajada e solidária,” destacou o Secretário.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim