Avaliações preliminares indicam que os prejuízos serão milionários
O Prefeito Idacir Antonio Orso convocou na manhã desta quarta-feira (15), todo o secretariado e diretores para uma reunião com o Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri. O objetivo foi repassar informações para o levantamento de dados necessários para homologar o Decreto de Situação de Emergência em Xaxim. O levantamento dos danos e prejuízos indica que a cidade atingiu a marca de 2,7% – índice mínimo exigido pela Defesa Civil para homologação do Decreto de Situação de Emergência.
Nos próximos dias, relatórios completos com números, fotos e cálculos dos prejuízos serão repassados para a Defesa Civil do Estado. Conforme o Prefeito Orso, a preocupação no momento é com o ser humano. “Estamos contabilizando os dados. Mas ao mesmo tempo, estamos aliviados por não termos registro de feridos. Na terça-feira (14), quando vi a situação dos alagamentos na cidade e os estragos nas do interior e com as estradas, fiquei chocado. Nossa maior preocupação nesse momento é com o ser humano, com a parte social. Temos todas as Secretarias trabalhando para controlar a situação,” reforça Orso.
O Prefeito também agradeceu aos veículos de comunicação que auxiliaram na divulgação e orientações para os desabrigados. Conforme Orso, o momento é de sensibilização para superar esse momento crítico. “O povo xaxinense é marcado pela cooperação, ajuda e sensibilidade que fazem de Xaxim um município forte que avança e cresce nos momentos de dificuldade. Junto com a população vamos vencer essa etapa,” destaca Orso.
Força Tarefa
Na terça-feira a Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social, juntamente com autoridades municipais, trabalharam intensamente no atendimento aos atingidos, na relocação de famílias e na assistência com serviços de máquinas em pontos mais críticos. Ainda pela manhã, o Prefeito Idacir Antonio Orso assinou o decreto de situação de emergência, possibilitando ações emergenciais por parte do Poder Público.
A Secretaria de Assistência Social e Habitação, através de toda a equipe de profissionais, está realizando o atendimento e o levantamento de famílias atingidas pelos alagamentos, em pontos específicos dos Bairros Frei Bruno, Flor, Alvorada, Santa Terezinha e Loteamento Vargas, assim como na Vila Diadema. Desabrigados estão sendo atendidos no ginásio de esportes do Bairro Guarany. O número de famílias atingidas chegou a 80. Em torno de 10 pessoas estão abrigadas no ginásio de esportes.
Interior
Os dados levantados até o final desta quarta-feira indicam que pelo menos 12 pontes (de cruzamento de rios ou de acesso a propriedades), foram completamente destruídas ou levantas pelas águas. Os locais atingidos foram no Rio Xaxim, com quatro pontes; Uma ponte na Linha Nova Brasília; Quatro pontes na Vila Tigre; Duas pontes na Linha Carola Maia; Uma ponte na Linha Pocinho de Baixo; e uma ponte na Comunidade de Anita Garibaldi; Ainda ficaram destruídas mais duas pontes para passeio no Ecoparque do Bairro Guarany. “Ainda estamos fazendo o levantamento dos prejuízos em tubulações e bueiros que foram arrancados, barrancos que deslizaram, árvores que caíram, acessos à propriedades que estão comprometidos, córregos e rios que transbordaram. Com relação às estradas, Dos 780 km de estradas vicinais que temos no município, acreditamos que aproximadamente, 70% estão destruídas,” lamenta o responsável pelo Departamento de Infraestrutura Luiz Carlos Canci.
Patrícia Vanzin – Ascom Lajeado Grande