Passos Maia lança campanha de arrecadação do lixo eletrônico

Moradores já podem fazer a entrega dos materiais na Secretaria de Agricultura

A destinação correta do lixo eletrônico é o objetivo principal de uma campanha promovida pela administração municipal de Passos Maia. A Secretaria de Agricultura já está recebendo os materiais para encaminhá-los à empresa Eco Centro Sul, de Lages, especializada no ramo. Os moradores podem entregar o lixo na própria Secretaria até o dia 4 de agosto.

Além de baterias, celulares e pilhas, a população tem a oportunidade de descartar corretamente equipamentos de informativa, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos em geral. “A orientação é que o pessoal traga as pilhas e baterias, por exemplo, separadas”, orienta Diandra Dequigiovani, bióloga e coordenadora da campanha. “O lixo eletrônico é um grande problema. A reciclagem desses materiais é muito difícil, pois nem todas as empresas reciclam, e ele é altamente contaminante ao meio ambiente”, completa.

A administração municipal contratou a empresa que fará a coleta, mas a população pode entregar o lixo gratuitamente. “Nós tomamos a iniciativa porque tem muitas pessoas que têm esse lixo em casa e não sabem dar o destino correto. Tem muitos que enterram o lixo ou deixam armazenado em casa, podendo contaminar o meio ambiente mais tarde. Há casos até de jogarem o material no mato, em beiras de estrada”.

Diandra lembra ainda que a Secretaria está aceitando a entrega de vidros, como os de conserva, para a reciclagem. Na sede do setor foram instalados latões para o depósito de cada tipo de lixo. Também de acordo com a coordenadora da ação, palestras nas escolas serão promovidas para alertar as crianças sobre a campanha.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia